From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] problema estranho
Date: Mon, 08 Jun 2009 14:17:33
1 2009/6/8 Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>:
2 > 2009/6/8 Fernando Boaglio <boaglio@×××××.com>:
3 >
4 >> Instalei o memtest86+ e outras coisas... logo depois a máquina desligou.
5 >
6 > Porque não usou um cdzinho de boot? Muito mais simples.
7 >
8 >> Em seguida liguei e chamei o memtest... ele rodou um pouco (sem erros) e
9 >> desligou a máquina de novo.
10 >>
11 >> Daí eu desliguei direto na fonte e esperei umas duas horas... depois liguei
12 >> de novo e deixei rodando o memtest... ficou quase 1 hora rodando (chegou a
13 >> 70% dos testes sem erros) e mais tarde quando fui olhar de novo tinha
14 >> desligado.
15 >
16 > É, de fato não parece ser um problema de memória.
17 >
18 >> Nesse meio tempo fui olhar no site da Asus pra ver se tinha uma atualização
19 >> de BIOS... e tinha, a minha era bem antiga até... atualizei e até o momento
20 >> não tive problemas ainda...
21 >
22 > Tu ve. Já ví atualizações de BIOS resolverem problemas pequenos e bem
23 > específicos, mas algo grande assim nunca. E levando-se em consideração
24 > de que estava funcionando antes com a versão antiga da BIOS e a
25 > princípio não aconteceu qualquer modificação no hardware que fizesse
26 > ela se comportar assim, pelo menos que tu tenha nos dito, conclui-se
27 > que o sumiço do problema, ou seria um sintoma, pode ser apenas
28 > coincidência.
29 >
30 >> Bom, pela BIOS as voltagens estão todas OK, mas pelo sensors não, mas eu não
31 >> sei até que ponto esse sensors (sys-apps/lm_sensors) são confiáveis... rodei
32 >> duas vezes e deram resultados com alarmes:
33 >
34 > Considerando-se que eles leem esse resultados direto da BIOS a
35 > princípio eles são tão confiáveis quanto o setup. Talvez até mais
36 > confiáveis porque eles te mostram a situação da máquina enquanto ela
37 > está trabalhando de verdade, coisa que o setup não pode fazer pois no
38 > momento o computador não está realizando qualquer trabalho mais
39 > pesado. Alguém aqui na lista mais entendido dessas questões de
40 > hardware confirma o quão correto está meu ponto de vista?
41 >
42 >> segunda vez:
43 >>
44 >> +5V:       +6.85 V  (min =  +5.13 V, max =  +6.64 V)   ALARM
45 >
46 > O 5v quase dois volts acima está muito errado. Eu só não entendi
47 > porque o lm_sensors diz que o mínimo seria 5.13 se tensão nominal é 5.
48 >
49 >> +12V:     +12.80 V  (min =  +0.00 V, max = +16.32 V)
50 >
51 > Esse 12V ta meio altinho, mais ainda está dentro do aceitável.
52 >
53 >> -12V:     -15.21 V  (min =  -3.92 V, max =  +3.44 V)   ALARM
54 >
55 > Esse valor também está bem estranho, mas assim como na medição dos 5V
56 > eu não entendi porque os valores de referência estão tão fora do
57 > nominal.
58 >
59 >> -5V:       +1.74 V  (min = -13.64 V, max =  +4.03 V)
60 >
61 > -5 em +1, também me parece bastante estranho, mas está dentro desses
62 > mínimos e máximos do lm_sensors, então eu fico sem saber se ele
63 > realmente está ruim.
64 >
65 > Bom, meus conhecimentos nessa área param por aí. Se alguém mais
66 > entendido que eu nesse assunto puder explicar esses valores eu fico
67 > muito agradecido.
71 Isso me cheira a um problema novo.
72 Verifique a temperatura da máquina (processador), esse tipo de
73 comportamento é típico do processador superaquecendo (depois de um
74 cold boot, demorar um pouco, e quando exigido, desligar, ou desligar
75 logo em seguida a um reboot).
76
77 Meu dinheiro vai em superaquecimento... Alguém mais?
80 Daniel da Veiga