From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] problema estranho
Date: Mon, 08 Jun 2009 11:39:55
1 2009/6/8 Fernando Boaglio <boaglio@×××××.com>:
2
3 > Instalei o memtest86+ e outras coisas... logo depois a máquina desligou.
4
5 Porque não usou um cdzinho de boot? Muito mais simples.
6
7 > Em seguida liguei e chamei o memtest... ele rodou um pouco (sem erros) e
8 > desligou a máquina de novo.
9 >
10 > Daí eu desliguei direto na fonte e esperei umas duas horas... depois liguei
11 > de novo e deixei rodando o memtest... ficou quase 1 hora rodando (chegou a
12 > 70% dos testes sem erros) e mais tarde quando fui olhar de novo tinha
13 > desligado.
14
15 É, de fato não parece ser um problema de memória.
16
17 > Nesse meio tempo fui olhar no site da Asus pra ver se tinha uma atualização
18 > de BIOS... e tinha, a minha era bem antiga até... atualizei e até o momento
19 > não tive problemas ainda...
20
21 Tu ve. Já ví atualizações de BIOS resolverem problemas pequenos e bem
22 específicos, mas algo grande assim nunca. E levando-se em consideração
23 de que estava funcionando antes com a versão antiga da BIOS e a
24 princípio não aconteceu qualquer modificação no hardware que fizesse
25 ela se comportar assim, pelo menos que tu tenha nos dito, conclui-se
26 que o sumiço do problema, ou seria um sintoma, pode ser apenas
27 coincidência.
28
29 > Bom, pela BIOS as voltagens estão todas OK, mas pelo sensors não, mas eu não
30 > sei até que ponto esse sensors (sys-apps/lm_sensors) são confiáveis... rodei
31 > duas vezes e deram resultados com alarmes:
32
33 Considerando-se que eles leem esse resultados direto da BIOS a
34 princípio eles são tão confiáveis quanto o setup. Talvez até mais
35 confiáveis porque eles te mostram a situação da máquina enquanto ela
36 está trabalhando de verdade, coisa que o setup não pode fazer pois no
37 momento o computador não está realizando qualquer trabalho mais
38 pesado. Alguém aqui na lista mais entendido dessas questões de
39 hardware confirma o quão correto está meu ponto de vista?
40
41 > segunda vez:
42 >
43 > +5V:       +6.85 V  (min =  +5.13 V, max =  +6.64 V)   ALARM
44
45 O 5v quase dois volts acima está muito errado. Eu só não entendi
46 porque o lm_sensors diz que o mínimo seria 5.13 se tensão nominal é 5.
47
48 > +12V:     +12.80 V  (min =  +0.00 V, max = +16.32 V)
49
50 Esse 12V ta meio altinho, mais ainda está dentro do aceitável.
51
52 > -12V:     -15.21 V  (min =  -3.92 V, max =  +3.44 V)   ALARM
53
54 Esse valor também está bem estranho, mas assim como na medição dos 5V
55 eu não entendi porque os valores de referência estão tão fora do
56 nominal.
57
58 > -5V:       +1.74 V  (min = -13.64 V, max =  +4.03 V)
59
60 -5 em +1, também me parece bastante estranho, mas está dentro desses
61 mínimos e máximos do lm_sensors, então eu fico sem saber se ele
62 realmente está ruim.
63
64 Bom, meus conhecimentos nessa área param por aí. Se alguém mais
65 entendido que eu nesse assunto puder explicar esses valores eu fico
66 muito agradecido.
67
68 []s
71 thiago