From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Compatibilidade do Gentoo Notebooks
Date: Thu, 19 Apr 2007 16:29:24
1 > Pretendo adquirir um notebookl hp dentro de alguns
2 > meses e todo material ajudaria..
3
4 Eu recomendo, estou muito satisfeito com o meu, show de bola da HP.
5
6 > Muito bom, cara!
7 > Se puder compartilhar conosco alguns links úteis sobre estas configurações,
8 > será de grande apreço.
9
10 Bom, não tem muitos links não, eu fiz meio "no instinto", com o
11 conhecimento prévio que eu já tinha de gentoo em desktop. A única
12 novidade inicial pra mim foi fazer tudo em 64bits.
13
14 Depois que eu já tinha um desktop funcional, aí que fui me preocupar
15 com as particularidades de um notebook.
16
17 Comprei um Access Point Wireless da linksys. Fazer funcionar foi meio
18 básico com a wireless toda aberta. Usar criptografica WEP não foi
19 difícil também, tudo suportado pelo linux. Mas então li que o WEP já
20 havia sido quebrada e não era segura.
21
22 Pelo que li, WPA2 era a criptografia disponível mais segura. Aí tive
23 que dar uma pesquisada, para fazer funcionar usei wpa_supplicant com
24 ndiswrapper.
25
26 Ah, o ACPI funcionou perfeitamente aqui, foi só habilitar no kernel.
27 Outra particularidade muito importante dos notebooks é a bateria, como
28 configurar os recursos para que gastem o menos possível de energia,
29 aumentando a autonomia.
30
31 Para fazer a saída de monitor funcionar, na minha placa nvidia,
32 habilitei a extensão TwinView. Para a maioria dos retroprojetores,
33 preciso reinciar o X (só isso que não me agradou muito).
34
35 A placa de som, como e já comentei, precisei pegar as últimas versões
36 do ALSA fora do kernel, na época estavam em teste (~amd64).
37
38 Acho que basicamente é isso, estou muito satisfeito =)
39
40 Queria aproveitar a oportunidade para elogiar o pessoal da
41 documentação do Gentoo. Como vocês podem ver nos links abaixo, uns 90%
42 de tudo que eu pesquisei tinha nas documentações do próprio Gentoo, no
43 site oficial e no wiki. Parabéns Gentoo! Além de user, eu sou um fã
44 incondicional!
45
46 Agora, ao que interessa, os links!
47
48 Guia geral de gentoo em notebook:
49 -> http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Gentoo_on_laptops
50
51 Gentoo em 64bits as flags de cada arquitetura:
52 -> http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/2006.1/handbook-amd64.xml
53 -> http://gentoo-wiki.com/Safe_Cflags
54 -> http://gentoo-wiki.com/Cflags
55 -> http://www.gentoo.org/doc/en/gentoo-amd64-faq.xml
56
57 Lista de notebooks HP suportados:
58 -> http://gentoo-wiki.com/Index:Hardware#HP_.2F_Compaq
59
60 Fazendo wirelss funcionar, inclusive WPA2:
61 -> http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Wireless_Configuration_and_Startup
62 -> http://ndiswrapper.sourceforge.net/
63
64 Habilitando os recursos avançados do touch pad:
65 -> http://gentoo-wiki.com/HARDWARE_Synaptics_Touchpad
66
67 Placa de vídeo e aceleração de hardware:
68 -> http://www.gentoo.org/doc/en/nvidia-guide.xml
69 -> http://www.gentoo.org/doc/en/dri-howto.xml
70
71 Deixando tudo em português:
72 -> http://www.gentoo.org/doc/en/guide-localization.xml
73
74 Placa de som:
75 -> http://www.gentoo.org/doc/en/alsa-guide.xml
76
77 ACPI, otimização de bateria, etc:
78 -> http://www.gentoo.org/doc/en/power-management-guide.xml
79 -> http://www.tldp.org/HOWTO/Battery-Powered/
80 -> http://gentoo-wiki.com/HOWTO_PowerNow%21
81 -> http://www.thinkwiki.org/wiki/How_to_make_ACPI_work
82 -> http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Gentoo_on_laptops#Power_management
83 -> http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Automatically_turn_off_your_monitor
84 -> http://gentoo-wiki.com/TIP_ACPI_basic_configuration
85
86 Acho que isso, se eu puder ser de mais ajuda...
87
88 Abraços.
93 Fabiano.
94 --