From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Metadados do LVM2
Date: Wed, 25 Apr 2007 00:12:07
1 Quoting Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>:
2
3 > Estou projetando um servidor com raid+lvm2 que deve ter muitos volumes
4 > lógicos. Estou fazendo testes com 1700 VLs.
5
6 A propósito, pra quê?
7
8 > Deixa eu explicar melhor. Para facilitar eu fiz um script que cria,
9 > formata e monta os volumes lógicos.
10
11 Também, com 1700...
12
13 > Formatando os volumes físicos sem customizar nenhum parâmetro (com
14 > pvcreate), a partir de um certo número de volumes lógico, ele não
15 > permite criar mais VLs, dando a seguinte mensagem de erro: "VG vg
16 > metadata too large for circular buffer".
17
18 "circular buffer"??? Que coisa estranha, não idéia do que seria um
19 buffer circular.
20
21 > Resolvi olhar no fonte, não tinha muito tempo para ficar estudando o
22 > fonte e já estou com esse projeto atrasado, mas pelo pouco que eu
23 > entendi, o tamanho padrão é 255 (aparentemente kbytes). A unidade
24 > padrão quando não especifica uma, eu acho que é mb, o que bate com os
25 > meus testes.
26
27 Pior que o fonte não ta bem documentado também, aquele arquivo
28 lv_manip.c parece ter alguma coisa interessante, mas são mais de 1500
29 linhas de código e poucos comentários. O metadata.h também não diz
30 nada e o metadata.c é outro monstro. Onde você achou esses 255?
31
32 > Eu devo aumentar o tamanho se eu quiser ter grupos de volumes grandes.
33 > Mas o tamanho do meu grupo de volume foi fixo até agora, eu só variei
34 > o número de volumes lógicos, se aplica isso a esse caso também? Parece
35 > que sim, mas quanto? Quanto eu devo aumentar? Não tem nenhum
36 > parâmetro? Tenho fazer como eu to fazendo, na tentativa e erro???
37
38 Ih cara, é muita pergunta. Mas acho que só testando pra fazer essa
39 sintonia fina.
40
41 > Um grande histórico das mudanças nos metadados? Legal, mas... o quanto
42 > grande? E pra que serve isso? Em quais operações isso poderia fazer
43 > diferença? E que situações no futuro um metadata pequeno (mas
44 > suficiente a princípio) poderia me fazer falta?
45
46 Eu nem sabia que existia histórico das mudanças dos metadados...
47 Alias, eu demorei ter uma noção do que seriam metadados, e continuo só
48 na noção.
49
50 Pretendes adicionar mais LV's futuramente?
51
52 Já descobriu que tipo de histórico é esse?
53
54 > Quais as implicações disso para a segurança dos dados?
55
56 Que tipo de segurança? Segurança contra corrompimento dos dados ou
57 segurança contra espionagem?
58
59 > Então, basicamente essas são minhas dúvidas, acho que só essa perte
60 > que eu não entendi muito bem. Pesquisei o máximo que eu pude, li tudo
61 > que eu achei, peço desculpas se as respostas estavam em algum lugar
62 > que eu não pude encontrar e agradeço qualquer alma bondosa disposta a
63 > ajudar esse pobre indignado =P.
64
65 Bom, "basicamente" foi ótimo, mas todas as respostas devem estar no
66 código fonte ( ;) ), o problema é encontrar ela entre dezenas de
67 arquivos e milhares de linhas de código.
68
69 > Eu sei que esse assunto não é muito específico do gentoo, mas entre os
70 > motivos que me fizeram escolher essa lista para essas perguntas estão:
71 > eu estou usando gentoo, segui boa parta da documentação de raid e lvm,
72 > e claro o nível técnico dos usuários daqui é altissímo =)
73
74 Runtime error:
75 Saco overflow
76 Conhecimento underflow
77
78 Como em http://tldp.org/HOWTO/LVM-HOWTO/reportbug.html: "The first
79 thing you should do is check the linux-lvm mailing list archives"