From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Metadados do LVM2
Date: Tue, 24 Apr 2007 15:47:17
1 Estou projetando um servidor com raid+lvm2 que deve ter muitos volumes
2 lógicos. Estou fazendo testes com 1700 VLs.
3
4 Minha dúvida é quanto aos metadados do LVM. Pode ser incompetência da
5 minha parte, mas eu procurei bastante e não achei nada útil. Revirei o
6 google, toda a documentação de LVM que achei, várias listas, how-to
7 tldp, etc., etc., cheguei até tentar estudar o fonte...
8
9 Deixa eu explicar melhor. Para facilitar eu fiz um script que cria,
10 formata e monta os volumes lógicos.
11
12 Formatando os volumes físicos sem customizar nenhum parâmetro (com
13 pvcreate), a partir de um certo número de volumes lógico, ele não
14 permite criar mais VLs, dando a seguinte mensagem de erro: "VG vg
15 metadata too large for circular buffer".
16
17 Aí começam minhas dúvidas. Formatando o volume físico com o parâmetro
18 "--metadatasize 1", eu consigo criar os 1700 VLs. Mas esse "1" é um o
19 quê? Kb? Mb? Gb? Não diz, em lugar nenhum, na documentação só diz que
20 você pode por as letras [kmgt] para especificar a unidade. E daí?
21
22 Com os pvdisplay, vgdisplay, lvdisplay com as opções verbose,
23 extra-verbose, debug, nenhuma mostra o tamanho do metadata. Eu criei
24 um metadata com um tamanho que eu não sei qual é...
25
26 Também não consegui descobrir qual é o tamanho padrão quando você não
27 especifica um tamanho.
28
29 Fiz uns testes e vi que: com metadatasize = 1k, coube bem menos VLs do
30 que com o tamanho padrão, com tamanho = 1 (um o quê?) coube todos, com
31 tamanho = 1 gb também coube todos, com tamanho = 1 mb também coube
32 todos...
33
34 Resolvi olhar no fonte, não tinha muito tempo para ficar estudando o
35 fonte e já estou com esse projeto atrasado, mas pelo pouco que eu
36 entendi, o tamanho padrão é 255 (aparentemente kbytes). A unidade
37 padrão quando não especifica uma, eu acho que é mb, o que bate com os
38 meus testes.
39
40 No arquivo de exemplo do Gentoo tem os seguintes comentário sobre o
41 tamanho dos metadados:
42 # You should increase this if you have large volume groups or
43
44 Eu devo aumentar o tamanho se eu quiser ter grupos de volumes grandes.
45 Mas o tamanho do meu grupo de volume foi fixo até agora, eu só variei
46 o número de volumes lógicos, se aplica isso a esse caso também? Parece
47 que sim, mas quanto? Quanto eu devo aumentar? Não tem nenhum
48 parâmetro? Tenho fazer como eu to fazendo, na tentativa e erro???
49
50 # you want to retain a large on-disk history of your metadata changes.
51
52 Um grande histórico das mudanças nos metadados? Legal, mas... o quanto
53 grande? E pra que serve isso? Em quais operações isso poderia fazer
54 diferença? E que situações no futuro um metadata pequeno (mas
55 suficiente a princípio) poderia me fazer falta?
56
57 Quais as implicações disso para a segurança dos dados?
58
59 Então, basicamente essas são minhas dúvidas, acho que só essa perte
60 que eu não entendi muito bem. Pesquisei o máximo que eu pude, li tudo
61 que eu achei, peço desculpas se as respostas estavam em algum lugar
62 que eu não pude encontrar e agradeço qualquer alma bondosa disposta a
63 ajudar esse pobre indignado =P.
64
65 Eu sei que esse assunto não é muito específico do gentoo, mas entre os
66 motivos que me fizeram escolher essa lista para essas perguntas estão:
67 eu estou usando gentoo, segui boa parta da documentação de raid e lvm,
68 e claro o nível técnico dos usuários daqui é altissímo =)
69
70 []s,
73 Fabiano.