From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Migracao de servidor de e-mail (qmail -> postfix)
Date: Fri, 14 Dec 2007 20:21:59
1 Olá senhores,
2
3 estou com algumas dificuldades na migração de um servidor de e-mails.
4
5 Meu dead-line é esse final de semana, eu vou começar executar a
6 migração hoje a noite e até segunda de manhã tem que estar tudo
7 funcionando.
8
9 Eu já li toda a documentação que eu achei e virei o google do avesso,
10 porém, é difícil achar documentação sobre migração, a maioria é apenas
11 sobre instalação de servidores de e-mail.
12
13 Um dos problemas é que eu não tenho muita autonomia na rede, posso
14 mexer em algumas coisas, em outras não. Outro problema é a disposição
15 atual dos servidores e que a empresa só tem um IP válido na internet.
16
17 O sistema é legado, o projeto é uma bosta e estou tentando melhorar e
18 transformar aquilo numa rede decente.
19
20 A rede é assim: tem um modem da gvt com ip fixo configurado como
21 roteador e na rede interna tem um ip 10.1.1.1. Um dos problemas que eu
22 vejo é que eu vejo é que essa rede interna só tem 2 ips, esse do modem
23 e a próxima máquina, que está ligada direto no modem e que tem ip
24 10.1.1.2. Essa última máquina, vou chamá-la de B (de bosta mesmo, a
25 origem de todos os meus problemas).
26
27 A máquina B funciona como gateway, ela tem outra placa de rede, essa
28 sim para a verdadeira intranet da empresa, com ip 192.168.0.6, e é
29 esse ip que está configurado como gateway de todas as máquinas da
30 rede. B faz NAT pra distruibuir internet pra máquinas.
31
32 A máquina B é um Slackware, além de gateway, ela é o atual servidor de
33 e-mail E de caixa de e-mail, ela tem um qmail rodando com courier imap
34 e vpopmail. Os e-mails são armazenados em maildir e todas as máquinas
35 acessam os e-mails com cliente de imap.
36
37 Pra ajudar, a máquina B é o DNS externo e interno da rede. É o DNS que
38 está publicado no Registro.BR para o domínio da empresa.
39
40 A máquina que será o novo servidor de e-mails, vou chamá-la de A (essa
41 sim é classe A =), é um Gentoo AMD64 hardened, essa é máquina que eu
42 montei e tenho acesso total, um hardware decente, bastante memória,
43 RAID, etc. Essa máquina deve rodar um Postfix e as caixas devem ser
44 Cyrus IMAP.
45
46 O requisito que eu tenho é portas as caixas de e-mail, isso é
47 obrigatório. Mas como eu vou continuar usando maildir, acredito que
48 não vou ter muitos problemas.
49
50 Agora, a dúvida principal é como eu vou proceder na migração em si.
51 Sugestões? Eu conversei com alguns administradores, e surgiram algumas
52 idéias:
53
54 Eu preciso testar o postfix antes e umas das dúvidas é como fazer
55 isso. Uma das idéias é por uma regra no iptables de B para que tudo
56 que receber na porta smtp de B, mande pra smtp de A. Mas eu acho que
57 isso não funciona, por causa dos nomes das máquinas, o mx do DNS, a
58 máquina A só estar na rede interna, etc. E enquanto a regra estiver
59 ativa, eu posso estar perdendo e-mails.
60
61 Outra idéia seria criar um segundo domínio temporário para testes, por
62 exemplo com um desses serviços free, tipo dyndns. Mas eu também não
63 sei se isso funcionaria, acho que o gateway não tem como saber pra
64 qual domínio o e-mail foi mandando para encaminhar para A ou B, pois
65 ele trabalha na camada IP apenas. Então, quem deveria fazer isso,
66 seria o qmail, mandar pra caixa caso o e-mail seja para o domínio
67 original, ou mandar pra A caso seja para o outro. Mas também não sei
68 fazer isso, praticamente não manjo de qmail, e me disseram que isso
69 também não dá certo, que só funcionaria se o domínio de A fosse um
70 subdomínio de B, e que mesmo nesse caso, eu teria que ter dois
71 servidores de DNS, um externo pra internet que publicaria o mesmo ip
72 para todos os domínios e subdomínios, e outro DNS interno que
73 publicaria os ips de intranet das máquinas internas.
74
75 Seria tão mais fácil se eu tivesse mais que um ip disponível, acho que
76 o ideal seria criar uma DMZ, mas infelizmente não tenho como. E A tem
77 que continuar sendo um ip interno apenas e que se comunica com a
78 internet apenas através do gateway, a idéia é que todos os serviços do
79 gateway vão sendo retirados da máquina B aos poucos e que no final ela
80 seja uma máquina apenas gateway/firewall.
81
82 Agradeço qualquer ajuda, sugestões, pitácos, críticas, links,
83 documentação, dicas, etc., etc.
84
85 Fabiano.