From: Andre Ramoni <andre.ramoni@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Migracao de servidor de e-mail (qmail -> postfix)
Date: Sat, 15 Dec 2007 18:38:32
1 Fabiano,
2
3 Se você não está seguro dos passos, e não tem total conhecimento e
4 planejamento de como migrar, não migre. Faça todos os testes necessários para
5 você entender como tudo funciona, e depois, planeje a migração de forma a
6 correr sem imprevistos. Afinal, 2 dias para migrar isso é muito. 4 horas dá.
7
8 Outra coisa, quanto à migração das caixas de email com os dados...
9 Migrar as contas é até simples, visto que o vpopmail te dá as senhas também.
10 O destino será um postfix com contas no mysql ou no sistema ?
11 De qq forma, você consegue migrar as senhas, pois o vpopmail te dá as senhas
12 em texto e você pode usar uma função MD5 para já gravar no shadow ou no
13 mysql, sem precisar ficar entrando com cada senha na criação.
14
15 Já quanto aos dados, vai depender mais do programa de pop/imap, que possa dar
16 algum problema com a sintaxe do nome dos arquivos, mas não custa testar
17 antes.
18
19 Para migração de dados (os emails) entre servidores, eu estou justamente
20 começando a escrever um programinha simples, que acho que faria a migração da
21 forma ideal: o programa vai conectar via pop no servidor origem, baixar todas
22 as mensagens e enviar via smtp pro servidor destino. Assim não tem como dar
23 problema.