From: Diogo Dutra <diogo.comp@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Duvida com emerge --depclean
Date: Wed, 22 Oct 2008 10:12:32
1 2008/10/21 Gustavo F. Padovan <gfpadovan@×××××.com>:
2 > 2008/10/21 Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>:
3 >> Ola pessoal!
4 >>
5 >> Estou com uma dúvida, por exemplo eu instalei o xfce4, quando fui desinstalá-lo, um monte de coisas ficaram instaladas ainda, por exemplo o thunar (gerenciador de arquivos do xfce4).
6 >>
7 >> Quero desistalar o thunar e todo o resto de coisas que o emerge xfce4 instalou.
8 >>
9 >> Agora qual é o jeito de fazer isso?
10 >>
11 >> emerge --depclean && emerge vauDN world && revdep-rebuild
12 >>
13 >> mas ai tenho um probleams, não queria reemergir as coisas com um N pois não quero mexer em flags, certo que talvez o verbose me deixe escolher os pacotes.
14 >
15 > --verbose é só pra verbose, não tem como escolher pacotes por ele.
18 >> Mas o fato principal é que dei um emerge --depclean --pretend.
19 >> E ele não retornou nenhum pacote por exemplo do xfce4 que eu ja desinstalei, so retornou meia duzia de libs que eu nem uso.
20 >
21 > O --depclean só vai remover os pacotes que são estritamente
22 > dependências. O thunar não é, então ele não será removido pelo
23 > --depclean pois ele faz sentido sem o xfce4..
24 >
25 Na verdade o depclean tem somente dois critérios pra remoção,
26 primeiro, se o pacote está no world ele nem toca e segundo, só remove
27 se não tiver mas nenhum pacote q dependa dele.
28 A forma q eu uso pra saber se um pacote está no world ou não eu vejo
29 diretamente no arquivo /var/lib/portage/world.
30 No caso do seu thunar, pra não aparecer no depclean ou ele estava no
31 seu world, ou ainda tinha outro pacote q dependia dele.
32 Aqui no meu pc eu mal dou um emerge -C pacote, eu normalmente deleto a
33 linha do pacote q eu quero do arquivo world e depois dou um emerge
34 -uD[N] world (algumas opções do meu emerge já são habilitadas por
35 default, como o --verbose por ex.) e depois um emerge --depclean, e
36 fica tudo belezinha =)
37 Eu gosto de ter um total controle sobre meu world, pq todos os pacotes
38 q vc instala 'querendo' (emerge nome, o pacote nome é quem vai pro
39 world) vão pro seu world, então eu gosto de manter no meu world
40 realmente só os programas na camada mais alta das dependências, por
41 isso q qualquer coisa q eu re-emerjo eu uso um emerge -1, q é pra não
42 adicionar no world.
45 >> Ai fiquei perdido sobre o emerge --depclean
46 >>
47 >> valew
48 >>
49 >> __________________________________________________
50 >> Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
51 >> http://br.messenger.yahoo.com/
58 > ----------------------------------------------
59 > Gustavo Fernando Padovan
60 > Engenharia de Computação 2006
61 > LAS - Laboratório de Administração e Segurança de Sistemas
62 > Instituto de Computação - UNICAMP
63 >
64 > gfpadovan@×××××.com
65 > ra061316@×××××××××××××××××××.br