From: "Lincoln Lordêllo" <lincoln.lordello@×××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Lixo na remoção de pacotes
Date: Tue, 27 Jun 2006 02:48:06
1 Acho que você não entendeu o que eu realmente disse.
2 O exemplo que citei, sobre a biblioteca, seria no caso dela ser alterada
3 por mim ou algum programa (prelink?). Caso os arquivos não sejam
4 alterados, quer você queira ou não, a atualização será feita removendo a
5 versão antiga, e o link dos binários será quebrado inevitavelmente.
6 Acabo chegando a mesma conclusão, não tem porque manter lixo no disco,
7 pois esse argumento de não querer quebra link é furado.
8 Afinal, o revdep-rebuild serve pra que?
9 E se eu quiser que os meus programas usem a última versão de alguma
10 biblioteca? Se tiverem bibliotecas fantasmas no sistema, vai me dar a
11 impressão errada de que a estou usando.
12
13 Outra coisa, o portage sabe quando pacotes entram em colisão. Quando
14 dois pacotes gravam em cima do mesmo arquivo, e você remove apenas um
15 deles, o portage não vai remover o arquivo em comum. Agora com o
16 portage-2.1 foi criada uma FEATURE chamada "collision-protect", que não
17 deixa que pacotes novos gravem em cima de arquivos de outros pacotes já
18 instalados, achei extremamente útil esse recurso.
19
20 Eu usei RedHat por 3 anos e nunca tive problemas como os que você
21 descreveu. inclusive eu às vezes atualizava as versões, não costumava
22 reinstalar todo o sistema com freqüência.
23
24 Bom, vou repetir, não acho que seja seguro sair removendo arquivos de
25 configurações, o /etc deve ser intocável, não gosto muito de processos
26 automáticos de alteração dos arquivos do /etc. O que eu queria é uma
27 opção que me permitisse remover tudo, inclusive os arquivos do /etc, mas
28 somente "se eu quiser", ou seja, nada de remoção automática.
29
30 Quando você está instalando pacotes rpm, deb ou tgz, realmente não seria
31 problema ter bibliotecas fantasmas, mas quando você compila o programa a
32 partir do fonte, isso pode gerar problemas com os scripts configure dos
33 programas.
34
35 Em fim, não quero evangelizar ninguém, quero apenas abrir uma discussão
36 sobre um assunto que me perturba muito, e acho que alguém pode passar
37 pelo mesmo problema.
38 Discutindo talvez seja encontrada uma solução, ou não.
39 Não sou programador, mal se usar bash e perl para minhas tarefa do
40 dia-dia, então não tenho como criar patches do portage.
43 Gentoo AthlonXP GNU/Linux
44 GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
45 /"\
46 \ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
47 X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
48 / \