From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Lixo na remoção de pacotes
Date: Mon, 26 Jun 2006 03:26:43
1 On 6/25/06, Lincoln Lordêllo <lincoln.lordello@×××××××××.br> wrote:
2 > O que você escreveu não está de todo errado, mas não posso deixar de ver
3 > certa incoerência no que diz.
4 >
5 > Se eu removo um pacote da minha máquina é porque eu não quero ele, ele
6 > pode ser obsoleto. Até agora (já usei quase todas as distribuições) o
7 > Gentoo é a única distribuição que deixa lixo no disco, lixo bobo, por
8 > exemplo, se altero um arquivo .desktop para mudar sua categoria, o
9 > portage não remove ele. Quais os problemas que a remoção de um
10 > arquivo .desktop pode gerar no sistema? Será que vou conseguir dar boot
11 > no sistema sem ele?
12
13 Já passou pelo famoso "dependency hell"? Eu removo o gimp, e some uma
14 biblioteca do GTK, ou removo o rox, e some uma biblioteca do gnome, eu
15 removo o kopete, e lá se vai uma biblioteca do kdelibs. Eu passei por
16 tudo isso, e por várias distros, e todas em um momento ou outro me
17 ferraram, assim, fazendo coisas que eu não queria, removendo arquivos
18 que eu precisava e que não tinham nada a ver com a aplicação que eu
19 queria remover. Até hoje o Gentoo nunca me fez isso, é a única distro
20 que ainda não ferrou com nenhuma configuração do meu sistema após
21 desinstalação/instalação/atualização de programas. Já passei por RH
22 (removeu toda a minha configuração do MySQL quando atualizei ele),
23 Debian (ferrou com meus cron jobs quando atualizei o cron, depois
24 acabou com minha configuração http na remoção antes da instalação do
25 apache2), são tantas experiências ruins...
26
27 Eu acho a atitude do portage coerente, segura, e não assume que você
28 seja um expert e que saiba exatamente o que está fazendo...
29 revdep-rebuild é solução de problemas, não ferramenta de manutenção
30 diária, o meu até hoje não disse que eu tinha um ambiente são, hehehe.
31 Software não faz mágica...
34 > Se atualizo uma biblioteca libXYZ.so.123 (que foi alterada) para versão
35 > libXYZ.so.456, e o portage mantém a versão antiga junto com a nova, isso
36 > não gera confusão no sistema? Qual seria o problema mais grave, manter
37
38 Isso evita que um programa linkado com a antiga quebre.
39
40 > duas bibliotecas que não poderiam estar juntas, subsistindo no mesmo
41 > sistema ou remover a antiga e precisar recompilar programas quebrados?
42
43 Nao existe isso de "duas bibliotecas que não podem subsistir", tem
44 nomes, aplicações e linkagens diferentes, dificilmente vai dar
45 problema, vai manter o programa antigo funcionando e compilar os novos
46 com a linkagem nova.
47
48 Remover a antiga e não poder usar o programa até recompilar seria, no
49 mínimo, desastroso, e geraria mais posts nos foruns.
50
51 > Bibliotecas órfãs no sistema deixa o rev-deprebuild louquinho, pois não
52 > existe pacote associado a este arquivo...
53
54 Eu conheço programas órfãos, bibliotecas.... Não, nenhuma. Bibliotecas
55 reportadas como órfãs podem ser manualmente removidas sem problemas,
56 então, o revdep-rebuild ainda faz o que você queria, te diz o que você
57 não precisa mais, por ser obsoleto e deprecado.
58
59 > Se instalo programas simples, como um "ntp" no sistema, e simplesmente
60 > resolvo removê-lo, quero ter a opção de removê-lo por completo, e não
61 > deixar lixo no /etc, que é o que acontece. Claro, não discordo que isso
62
63 Não tem como agradar todo mundo, foi optado pela maneira mais segura.
64
65 > deve ser feito com cautela, para não detonar os arquivos de configuração
66 > de um programa importante, mas deve ser feito algo para resolver esse
67 > problema.
68 >
69 > Eu sei que seria ruim criar registros de todas as alterações feitas no
70 > sistema, isso tornaria o Gentoo igual a porcaria do "System Restore",
71 > uma das piores invenções da M$ depois do próprio Windows. Quando digo
72 > criar registro, é somente do que NÃO FOI REMOVIDO DO SISTEMA e não de
73 > "TODO O SISTEMA", para que eu possa ter acesso a essa informação depois.
74
75 Talvez realmente isso seria bom, um report do portage sobre arquivos
76 não encontrados ou não removidos, oops, acho que já existe.... Vou ter
77 que dar uma procurada.
80 > >> Não existe registro do que não é removido do sistema?
81 > > o registro do que você alterou seria mais fácil
82 > > do que o do que o portage não removeu...
83 >
84 > Incoerente sua resposta, ou seja, se eu alterei algum arquivo, ele não
85 > será removido, então se o arquivo foi deixado para trás, é obrigação sim
86 > do portage registrar esse fato, e não dizer que o pacote foi removido
87 > por completo, registrando APENAS os arquivos não removidos.
88
89 Se já não existir (depois eu vou pesquisar pois acho que já existe),
90 seria um feature legal para você propor aos desenvolvedores,
91 realmente.
94 > Argumento algum que você ou qualquer outra pessoa possa ter levantado
95 > sobre esse assunto até agora faz sentido suficiente para me convencer de
96 > que manter lixo no sistema seja seguro ou útil. Não tive em momento
97 > algum prova de que algum lixo no sistema tenha me ajudado, pelo
98 > contrário, é preciso aprender a viver removendo eles na mão.
99
100 Já tive diversas provas, arquivos do /etc que me foram necessários
101 mesmo após a remoção do programa, configurações antigas não perdidas,
102 registros antigos, o /etc é o coração de configuração do sistema, o
103 etc-update é a melhor coisa que inventaram, e remover algo do /etc
104 (sendo que são na maioria arquivos pequenos e muito úteis) é
105 perigoso...
106
107 Se você tem tanta certeza, deveria entrar no site e requisitar este
108 novo FEATURE para o pessoal do Gentoo, se a minha análise do problema
109 for falha e eles acharem o mesmo que você, pode entrar nas próximas
110 versões do portage! Digamos que ela se chame "purge", eu apenas
111 colocaria um "-purge" no FEATURES no make.conf. Ainda pode pedir
112 aquele report dos arquivos não removidos por terem sido modificados,
113 também seria legal.
114
115 Não creio que vá te convencer do meu ponto de vista, e com certeza não
116 aceito o seu, se parece muito com uma discussão antiga que teve aqui
117 sobre criação de novos usuários e o comportamento padrão do adduser do
118 Gentoo. Não vai levar a lugar algum, proponha os features e vejamos a
119 opinião dos devs. Podes até fazer um patch e enviar para eles se você
120 programar python.
123 Daniel da Veiga
124 Computer Operator - RS - Brazil