From: "Lincoln Lordêllo" <lincoln.lordello@×××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Lixo na remoção de pacotes
Date: Mon, 26 Jun 2006 01:16:38
1 O que você escreveu não está de todo errado, mas não posso deixar de ver
2 certa incoerência no que diz.
3
4 Se eu removo um pacote da minha máquina é porque eu não quero ele, ele
5 pode ser obsoleto. Até agora (já usei quase todas as distribuições) o
6 Gentoo é a única distribuição que deixa lixo no disco, lixo bobo, por
7 exemplo, se altero um arquivo .desktop para mudar sua categoria, o
8 portage não remove ele. Quais os problemas que a remoção de um
9 arquivo .desktop pode gerar no sistema? Será que vou conseguir dar boot
10 no sistema sem ele?
11
12 Se atualizo uma biblioteca libXYZ.so.123 (que foi alterada) para versão
13 libXYZ.so.456, e o portage mantém a versão antiga junto com a nova, isso
14 não gera confusão no sistema? Qual seria o problema mais grave, manter
15 duas bibliotecas que não poderiam estar juntas, subsistindo no mesmo
16 sistema ou remover a antiga e precisar recompilar programas quebrados?
17 Bibliotecas órfãs no sistema deixa o rev-deprebuild louquinho, pois não
18 existe pacote associado a este arquivo...
19 Se instalo programas simples, como um "ntp" no sistema, e simplesmente
20 resolvo removê-lo, quero ter a opção de removê-lo por completo, e não
21 deixar lixo no /etc, que é o que acontece. Claro, não discordo que isso
22 deve ser feito com cautela, para não detonar os arquivos de configuração
23 de um programa importante, mas deve ser feito algo para resolver esse
24 problema.
25
26 Eu sei que seria ruim criar registros de todas as alterações feitas no
27 sistema, isso tornaria o Gentoo igual a porcaria do "System Restore",
28 uma das piores invenções da M$ depois do próprio Windows. Quando digo
29 criar registro, é somente do que NÃO FOI REMOVIDO DO SISTEMA e não de
30 "TODO O SISTEMA", para que eu possa ter acesso a essa informação depois.
31
32 >> Não existe registro do que não é removido do sistema?
33 > o registro do que você alterou seria mais fácil
34 > do que o do que o portage não removeu...
35
36 Incoerente sua resposta, ou seja, se eu alterei algum arquivo, ele não
37 será removido, então se o arquivo foi deixado para trás, é obrigação sim
38 do portage registrar esse fato, e não dizer que o pacote foi removido
39 por completo, registrando APENAS os arquivos não removidos.
40
41 Argumento algum que você ou qualquer outra pessoa possa ter levantado
42 sobre esse assunto até agora faz sentido suficiente para me convencer de
43 que manter lixo no sistema seja seguro ou útil. Não tive em momento
44 algum prova de que algum lixo no sistema tenha me ajudado, pelo
45 contrário, é preciso aprender a viver removendo eles na mão.
48 Gentoo AthlonXP GNU/Linux
49 GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
50 /"\
51 \ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
52 X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
53 / \