From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] [OFF] Firmwares alternativas para roteadores Linksys
Date: Thu, 27 Mar 2008 20:34:23
1 2008/3/27 Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>:
2 > Ola!
3 >
4 > Queria saber se o alguém aqui ja usou esses firmwares alternativos para os roteadores da Linksys,
5 > para o modelo wrt54g.
6 >
7 > Tem um firmware alternativo chamado Tomato ( http://www.polarcloud.com/tomato ) que dizem ser bom,
8 > tem um tutorial em ( http://forums.anandtech.com/messageview.aspx?catid=36&threadid=2164169 )
9 > Que diz algo sobre como instalá-lo e usá-lo.
10 >
11 > Será que é util esse tipo de alteração, uns dizem sobre melhora no desenpenho.
12 >
13 > Tenho medo de perder a firmware e ferar com o roteador rs
16 Jà usei quase todos os firmwares possíveis para ele.
17 Basicamente, se seu modelo for acima da v4.0, então você não tem muita
18 opção. Vai ter que ir de dd-wrt MICRO edition, que apesar de não fazer
19 milagres, é MUITO, MAS MUITO melhor que o firmware original. Mas se
20 você é o feliz dono de um WRT54GL ou qualquer versão 4.0 ou abaixo, o
21 OPenWRT é mais estável, rápido e configurável (mas a interface gráfica
22 web é opcional) e o Tomato é, na minha opinião, ótimo, e o que eu uso
23 em meu WRT54GL.
24
25 PS: qualquer modelo v.5 prá cima é LIXO, mas LIXO mesmo, vide:
26 http://g33k4u.blogspot.com/2008/01/pedao-de-lixo-sem-fio.html
27 http://g33k4u.blogspot.com/2008/02/wireless-como-deve-ser.html
30 Daniel da Veiga