From: Felipe 'chronos' Prenholato <philipe_rp@×××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Problema ao atualizar o Gentoo por ssh
Date: Mon, 26 Nov 2007 16:59:57
1 Vou testar com o until.
2
3 eu uso while, ex:
4
5 emerge -NDu world;
6 while sleep 2s;
7 do
8 emerge --resume --skip-first || break;
9 done;
10 halt
11
12 a zica eh q me parece q o emerge sempre retorna 0 para a var $?, nunca
13 caindo no break.
14
15 para quem não sabe, ai vai uma explicação.
16
17 a var $? sempre contem o 'exit code' do programa executado, 0 é OK, 1
18 costuma ser problemas, e 1 ou qq outro número é problemas, ai depende do
19 programa. ex:
20
21 echo "a" | grep "a"
22 echo $? (retorna 0)
23 echo "a" | grep "b"
24 echo $? (retorna 1)
25
26 o || (OU) só vai cair qdo ele retorna algo diferente de 0.
27
28 enfim, tenho q testar :].
29
30 Caio Romão wrote:
31 >> E quando uma compilação dá erro, lá pelos 80/400, e para tudo? A atualização
32 >> só continua se o programa for compilado, ou eu posso "pular"?
33 >
34 > O comando shell 'until' ajuda nisso. A sintaxe é igual à do FI e do FOR:
35 > until condicao; do acao; done
36 >
37 > Então, no seu caso, para um "emerge --update --deep --newuse world"
38 > dos pacotes possíveis sem intervenção humana eu faria o seguinte:
39 >
40 > emerge -NuD world || until emerge --resume --skipfirst; do emerge
41 > --resume --skipfirst; done
42 >
43 > O '||' é um 'OU' lógico. Se o primeiro emerge retornar algum código
44 > diferente de zero (padrão para sucesso), 'emerge --resume --skipfirst'
45 > vai ser executado até que o retorno do segundo seja 0.
46 >
47 > []'s
51 Felipe 'chronos' Prenholato.
52 MZO Interativa - www.mzo.com.br
53 Linux User nº 405489
54 Home page: http://chronosbox.org/blog
55 Eu apoio: http://www.gentoobr.org, http://planet.gentoobr.org,
56 http://www.sancalivre.org.br
57 --
58 ¿Ele é o melhor ¿
59 ~ Virús,Keyloger,Trojan sobre o Windows
60 http://desciclo.pedia.ws/wiki/Windows
61 Sempre é bom se divertir :].