From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Tuning desktop.
Date: Fri, 21 Sep 2007 08:03:59
1 Quoting Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>:
2
3 > Eu estava pensando tambem se alguem ja fez alguns testes ou tem
4 > algum material sobre otimizações
5 > na hora de compilar programas, pois eu procurei na net, procurei no
6 > man do gcc, e ele tem muitas
7 > opções, alguma delas eu nem sei dizer se são boas ou não.
8 >
9 > Compilar os programas com as Cflags bem denifinas seria um tunning?
10
11 Obviamente.
12
13 > Aqui uso: "-O3 -march=athlon-xp -pipe -fomit-frame-pointer"
14 > Que foi tirado de um forum (quando eu lembrar eu posto)
15
16 Na época do gcc 3 eu usava -O3 também e meu sistema funcionava bem
17 até, não dava muito problema. Mas o gcc 4 é bem mais sensível a
18 otimizações mais feias, de modo que é completamente não recomendado
19 usar -O3 no gcc4 se você não souber bem o que está fazendo. Então não
20 use mais isso para todo o sistema.
21
22 > Mas hoje ja mais maduro, creio que o O3 não seja uma coisa boa,
23 > penso que O2 seja melhor, alguns
24 > programas travam com O3, ou o emerge da erro.
25
26 Pois é.
27
28 > Além do -pipe -fomit-frame-pointer alguem tem alguma dica?
29
30 Segundo http://gentoo-wiki.com/Safe_Cflags essas flags são as únicas
31 que não devem dar problema, mas existem várias outras que você poderia
32 usar com uma boa chance de não ter problemas com elas. A -fracer por
33 exemplo é bastante usada mundo afora, mas é provavel que ela cause
34 problemas em alguns poucos pacotes, o que torna o uso dela arriscado.
35 Então fica dependendo da sua disponibilidade em ter alguns problemas
36 de vez em quando.
37
38 Para a CXXFLAGS eu uso "-fvisibility-inlines-hidden
39 -fvisibility=hidden", que já vi comentários de que são confiáveis.