From: Jeronimo Zucco <jczucco@×××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Sobre Formatos de Mailbox
Date: Mon, 14 May 2007 12:28:47
1 Cleverson escreveu:
2 > Caríssimos
3 >
4 > Vou instalar o Mutt seguindo aquele guia no site do Gentoo pra ver
5 > como é. Li sobre os
6 > formatos de pastas de e-mail no Mutt Wiki, onde eles defendem o
7 > maildir com
8 > relação ao mbox, porém gostaria de opiniões para meu caso específico.
9 >
10 > O meu sistema de arquivos é ReiserFS, se não me engano 3.6. Eu até que
11 > recebo
12 > poucos e-mails, uns 20 a 30 em média por dia, às vezes quando estou mais
13 > ativo em listas uns 50+.
14 >
15 > Bom, se entendi corretamente, o mbox tem como vantagem ser mais antigo
16 > e consagrado, é mais simples bastando um arquivo para cada pasta, e
17 > deve ser mais fácil procurar um texto numa mensagem.
18 >
19 > Já o maildir tem uma performance melhor (???), deve ser mais simples
20 > gerenciar e ler mensagens em outros programas que não o cliente de
21 > e-mail, mas me parece ter um estilo bastante "burocrático", com esse
22 > lance de 3 subdiretórios para cada pasta.
23 >
24 > Opiniões, por favor ?
25 >
26 > Valeu
27 >
28 > Cleverson
29 >
30 > "Seja realista; exija o impossível."
31 >
32 Maildir, toda a vida, ainda mais usando reiserfs, que tem melhor
33 performance de acesso para arquivos pequenos que demais FS. Além da
34 performance, uma grande vantagem de se usar Maildir é no backup, você
35 pode restaurar apenas uma mensagem, já que cada mensagem é separada por
36 arquivo, além de facilitar se você faz backups diferenciais ou incrementais.
37
38 Pensa o seguinte: Mailbox é um arquivo só, se ele corromper em
39 apenas um pedaço, você pode perder todas as mensagens. Quanto ao
40 Maildir, não, perde apenas a mensagem que corrompeu.
43 Jeronimo Zucco
44 LPIC-1 Linux Professional Institute Certified
45 Núcleo de Processamento de Dados
46 Universidade de Caxias do Sul
47
48 http://jczucco.blogspot.com