From: Cleverson Casarin Uliana <clever92000@×××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o, gentoobrasil@××××××××××××.com
Subject: [gentoo-user-br] Instalando: erro a tentar fazer chroot
Date: Mon, 18 Oct 2010 19:49:13
1 Prezados,
2
3 Primeiramente, a razão de eu estar enviando para as duas listas de
4 discussão é que não entendi bem a diferença entre elas e qual seria
5 melhor para a minha questão.
6
7 Tenho aqui o Ubuntu e o Arch Linux e agora quero instalar o Gentoo. Para
8 não queimar outro CD, resolvi instalar a partir de dentro de uma dessas
9 distros. Segundo o guia de instalações alternativas -
10 http://www.gentoo.org/doc/en/altinstall.xml -, seção 5, o comando para
11 dar o chroot deve ser assim:
12 env -i HOME=$HOME TERM=$TERM chroot /mnt/gentoo /bin/bash
13
14 Mas ao dar esse comando ele dá um erro do tipo "env: chroot: arquivo ou
15 diretório não encontrado".
16
17 Tentei dividir o comando em dois, assim:
18 env -i HOME=$HOME TERM=$TERM
19 chroot /mnt/gentoo /bin/bash
20
21 Nesse caso, o primeiro comando funciona normalmente retornando o
22 conteúdo das variáveis, mas o segundo que é o chroot retorna "Impossível
23 executar o comando /bin/bash. Erro no formato exec".
24
25 Isso tudo acontece idependendo se estou no Ubuntu ou no Arch. Será que
26 tem algo a ver com essas distros serem de 32 bits e eu estar tentando
27 instalar o Gentoo amd64?
28
29 Eu aqui sempre usei distros de 32 bits já que a máquina só tem 1GB de
30 memória, mas recentemente me disseram que mesmo assim vale a pena
31 instalar uma de 64 bits pois o Linux tem dificuldades ao gerenciar
32 memória acima de 800MB, daí resolvi voltar a tentar o Gentoo que já
33 tentei algumas vezes há tempos.
34
35 P.S.: Tem algum jeito de criar uma pendrive com uma imagem regular de
36 minimal CD e instalar a partir dela ?
37
38 Abraço,
39 Cleverson