From: nunojsilva@ist.utl.pt (Nuno J. Silva)
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Re: Instalando: erro a tentar fazer chroot
Date: Mon, 18 Oct 2010 20:14:32
1 Cleverson Casarin Uliana
2 <clever92000@×××××××××.br> writes:
3
4 [...]
5 > Tenho aqui o Ubuntu e o Arch Linux e agora quero instalar o
6 > Gentoo. Para não queimar outro CD, resolvi instalar a partir de dentro
7 > de uma dessas distros. Segundo o guia de instalações alternativas -
8 > http://www.gentoo.org/doc/en/altinstall.xml -, seção 5, o comando para
9 > dar o chroot deve ser assim:
10 > env -i HOME=$HOME TERM=$TERM chroot /mnt/gentoo /bin/bash
11 >
12 > Mas ao dar esse comando ele dá um erro do tipo "env: chroot: arquivo
13 > ou diretório não encontrado".
14 >
15 > Tentei dividir o comando em dois, assim:
16 > env -i HOME=$HOME TERM=$TERM
17 > chroot /mnt/gentoo /bin/bash
18
19 Pelo que percebo do manual do env, isso é o mesmo que fazer só a linha
20 do chroot - a ideia do env pelos vistos é executar o comando passado
21 *como argumento* no ambiente definido.
22
23 Ainda assim, o chroot deve funcionar mesmo sem o env (não limpa o
24 ambiente, mas entra no sistema gentoo na mesma).
25
26 > Nesse caso, o primeiro comando funciona normalmente retornando o
27 > conteúdo das variáveis, mas o segundo que é o chroot retorna
28 > "Impossível executar o comando /bin/bash. Erro no formato exec".
29 >
30 > Isso tudo acontece idependendo se estou no Ubuntu ou no Arch. Será que
31 > tem algo a ver com essas distros serem de 32 bits e eu estar tentando
32 > instalar o Gentoo amd64?
33
34 Provavelmente é isso. Como o kernel que está a correr é 32 bits, não é
35 capaz de executar código no "formato" 64 bits.
36
37 > Eu aqui sempre usei distros de 32 bits já que a máquina só tem 1GB de
38 > memória, mas recentemente me disseram que mesmo assim vale a pena
39 > instalar uma de 64 bits pois o Linux tem dificuldades ao gerenciar
40 > memória acima de 800MB, daí resolvi voltar a tentar o Gentoo que já
41 > tentei algumas vezes há tempos.
42 >
43 > P.S.: Tem algum jeito de criar uma pendrive com uma imagem regular de
44 > minimal CD e instalar a partir dela ?
45
46 Tentei ver o que encontrava e descobri que até um howto há para
47 isto. Fantástico, um dia tenho de experimentar!
48
49 http://www.gentoo.org/doc/en/liveusb.xml
50
51 (Pergunto-me é porque é que a pendrive tem de ter pelo menos 1GB, se o
52 sistema que vai ser usado nela é o do minimal CD...)
55 Nuno J. Silva
56 gopher://sdf-eu.org/1/users/njsg