From: Raphael Bastos <tecnologia@×××××××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Opiniões e sugestões para layout de partições
Date: Mon, 10 Sep 2012 02:12:49
1 Se tu vai usar o / com menos de 1TB recomendo nem separar o /boot. Não
2 faz mais sentido visto que o grub, que é default tem compatibilidade
3 tranquila quanto a isso.
4
5 Se quer separar os balagandan do portage, cria uma partição só pro
6 /usr/portage. É o suficiente. O /usr/portage/distfiles/ tem os fontes,
7 e o /usr/portage/packages/ os pacotes *.tbz2 (caso tu gere os mesmos).
8
9 Ext4 eu recomendo muito. Caso tu tenha uma controladora de HD com
10 bateria, ou use um nobreak confiável recomendo desativar o barrier do
11 EXT4 pra ter um desempenho fodástico. Qualquer dúvida leia ae meu
12 artigo http://wiki.hackstore.com.br/index.php?title=Solucionando_problemas_de_Load_average_alto_com_EXT4
13 NÃO USE LVM! é uma bosta e desnecessário caso não precise definir na
14 pinta o tamanho da partição (heartbeat, etc)
15 ReiserFS é obsoleto após o ext4, sério. Siga a diga do nobarrier. rs
16
17 Se quer melhoria de desempenho ative o CCACHE. Vai te dar um ganho
18 legal em compilações repetidas.
21 Pro seu processador, recomendo o make.conf abaixo:
22
23 #######
24 CHOST="x86_64-pc-linux-gnu"
25 CFLAGS="-march=core2 -O2 -pipe"
26 CXXFLAGS="${CFLAGS}"
27 PORT_LOGDIR="/var/log/portage"
28
29 ACCEPT_LICENSE="*"
30
31 CCACHE_DIR="/var/tmp/catalyst/ccache"
32 CCACHE_SIZE="5G"
33
34 FEATURES="distlocks metadata-transfer sandbox sfperms strict
35 parallel-fetch buildpkg ccache"
36
37 ######
38
39 Qualquer dúvida tamos ae.
42 Att,
43 Raphael Bastos
44
46 Bastos Service Manutenção Industrial Ltda.
47 http://www.bastosservice.com.br
48 Linux Reg. User: 388431 // LPI ID: LPI000214711
49 email:~> $ echo "vgepqnqikcBdcuvquugtxkeg0eqo0dt" | perl -pe \
50 's/(.)/chr(ord($1)-2)/ge'
51 Projeto pessoal:~> http://wiki.hackstore.com.br
55 Em 9 de setembro de 2012 23:00, Cleverson Casarin Uliana