From: Cleverson Casarin Uliana <clcaul@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o, gentoobrasil@××××××××××××.com
Subject: [gentoo-user-br] Opiniões e sugestões para layout de partições
Date: Mon, 10 Sep 2012 02:00:53
1 Prezados, já instalei Gentoo algumas vezes, agora comprei outra máquina
2 e quero instalar denovo. Desta vez gostaria de caprichar mais no esquema
3 (layout) das partições. O que eu queria é manter uma separação clara
4 entre os dados que o Portage usa (incluindo os fontes dos programas) e
5 os binários do sistema propriamente dito, que vou usar diariamente. Pelo
6 que li até agora, a documentação do ArchLinux que eu também ggosto
7 bastante é um pouco mais didática nesse ponto, mas enfim, no caso do
8 Gentoo, pensei no seguinte esquema, tudo em partições lógicas, peço por
9 favor opiniões e sugestões:
10
11 Uma partição em ext2 para o /boot, conforme sugere o Handbook. Não sei
12 até que ponto isso é realmente bom no caso de um desktop, a única
13 vantagem que entendi é que ele não requer um filesystem com journaling,
14 não sei se isso influi no desempenho...
15
16 Uma partição com ext4 para a raiz, o / e outra também com ext4 para o
17 /home. Ext4 pelo que li é hoje o melhor em estabilidade e desempenho e
18 ao mesmo tempo é fácil redimencionar quando precisar, tem mais ferramentas.
19
20 Uma preiserFS para o /var e outra também reiserFS para o /usr/portage.
21 Aqui o bicho pega um pouco. Diz-se que reiserFS vai bem com arquivos
22 pequenos, não sei se isso ainda se aplica hoje em dia, aí pensei no /var
23 com reiserFS. Na verdade, gostaria de usar essa mesma partição do /var
24 para o /usr/portage, mas não dá pra montar a mesma partição em dois
25 diretórios diferentes ao mesmo tempo, né? Pelo que li no Handbook,
26 poderia também alterar o caminho dos dados do portage modificando
27 variáveis como PORTDIR, DISTDIR, etc. Não sei se isso ajudaria de algum
28 modo nesse meu caso?
29
30 Como informação, meu desktop aqui é aquele modelo básico da Dell, o
31 Vostro 260s, com Intel Core I3 de 3.2 GHZ, 4gb de RAM e chipset Intel
32 com tudo integrado. No caso, vou usar o AMD64.
33
34 é isso. Grato e forte abraço.
35 Cleverson