From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Opiniões e sugestões para layout de partições
Date: Mon, 10 Sep 2012 02:41:30
1 Hoje em dia, e em um desktop, eu não faria partições.
2 Ficar lidando com falta de espaço ou espaço desperdiçado em uma
3 partição é um problema que não preciso na minha lista, e aprendi ao
4 longo do tempo (são 8 anos com a mesma instalação do Gentoo e mais uma
5 meia dúzia de outros mais novos) que isso invariavelmente acontece.
6
7 Não vejo motivo para separar estes dados, visto que não atrapalham em
8 nada, não diminuem ou aumentam o desempenho consideravelmente (que dê
9 para notar em um sistema moderno). Qualquer tentativa mirabolante de
10 aumentar o desempenho vem com seus problemas e perigos.
11
12 Hoje qualquer lixinho vem com HD de 500GB no novo sistema de 4K, no
13 qual eu criaria apenas uma partição, ext4, alinhada, usando GPT de
14 preferência. Não tenho usado 64 bits por pura e simples preguiça,
15 embora a maioria dos processadores nos meus sistemas suporte, não vejo
16 nenhum ganho real (novamente, o ganho é ínfimo para os meus usos, e os
17 estorvos são grandes). Usar testing (~) também mudou minha vida para
18 melhor, embora tenha achado alguns bugs ao longo das atualizações...
19 Tenho experimentado o Funtoo e gostei dele, mas o fato do sistema de
20 pacotes não funcionar atrás de proxy tirou um pouco do encanto.
21