From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Migrar ou não para a árvore estável...
Date: Wed, 13 Oct 2010 14:30:58
1 Ah, também não vejo como a freqüência de interrupções do kernel possa
2 influenciar no consumo de energia. Pode ser a freqüência (clock) da CPU, daí
3 sim, nesse caso eu recomendaria um gerenciador dinâmico de freqüência da
4 CPU, como o "ondemand" do kernel (CONFIG_CPU_FREQ_GOV_ONDEMAND).
5
6 []'s
9 Fabiano.
12 2010/10/13 Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
13
14 > Acho que você se confundiu Eduardo. O "efeito" de multi-tarefa de um
15 > sistema se dá executando um pouco de cada tarefa de cada vez, interrompendo
16 > cada tarefa depois de um tempo de execução e executando a próxima tarefa. Os
17 > processadores são mono-tarefas por natureza, e fazendo isso, executando e
18 > interrompendo um pouco de cada tarefa bem rápido, dá a impressão de que
19 > todos os processos estão rodando ao mesmo tempo.
20 >
21 > Cada vez que vc interrompe uma tarefa, vc perde um tempinho com isso, pois
22 > tem que "salvar o estado" da tarefa atual, preparar o processador para a
23 > próxima tarefa e por a próxima tarefa para rodar. Quanto menor a freqüência
24 > de interrupções, menos tempo vc perde com as interrupções e trocas de
25 > tarefa, e mais tempo cada tarefa vai ficar executando, e por tanto, você
26 > terá um "throughput" maior, ou seja, mais coisas executadas e calculadas no
27 > mesmo tempo. Isso é o ideal para servidores, principalmente os de poucos
28 > processamentos pesados (e não os de muitos processamentos leves, que são
29 > mais parecido com um desktop). Por exemplo, atividades com cálculos
30 > computacionais intensivos, como processamento de vídeo, podem executar em
31 > menos tempo num kernel com os HZ baixo.
32 >
33 > Num desktop, onde normalmente "sobra" processador, você quer o contrário,
34 > não que ele processe o máximo possível, mas sim que ele troque mais rápido
35 > ainda entre os vários processos, para dar uma impressão ainda mais forte de
36 > que tudo acontece ao mesmo tempo e não um pouco de cada vez, ou seja, uma
37 > freqüência de interrupções maior. Isso dá a sensação de responsividade dos
38 > sistema. Por exemplo, quando você pressiona uma tecla ou mexe o mouse, por
39 > mais carregado que o sistema esteja, você quer que ele responda ao seu
40 > comando imediatamente, e não que ele fique mais um pouco fazendo o que ele
41 > estava, para daí processar sua entrada de teclado ou mouse, pois esse atraso
42 > pode ser perceptível e incômodo.
45 > []'s
46 >
47 > Fabiano.
50 > 2010/10/13 Eduardo Schoedler <eschoedler@×××××××××××.br>
51 >
52 >> Você pode tentar baixar os HZ no kernel.... deixe em 100 ou 250 ao invés
53 >> de 1000. Este último é para uso em servidores ou firewalls.
54 >>
55 >> Vai economizar até bateria...
59 >> _____________________________________________
60 >> * Eduardo Schoedler**
61 >>
62 >> *
66 >> *De:* contato@×××××××××××××.cc [mailto:contato@×××××××××××××.cc] *Em nome
67 >> de *João Carlos
68 >> *Enviada em:* quarta-feira, 13 de outubro de 2010 10:40
69 >> *Para:* gentoo-user-br@l.g.o
70 >> *Assunto:* [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Migrar ou não para a
71 >> árvore estável...
75 >> Estou falando em simplesmente aceitar pacotes estáveis para a minha
76 >> arquitetura. Atualmente eu estou mantendo no meu make.conf:
77 >> ACCEPT_KEYWORKDS="~amd64". A proposta é usar ACCEPT_KEYWORKDS="amd64",
78 >> permitindo a instalação somente dos pacotes estáveis da árvore do
79 >> repositório. Posso ter falado d+, mas a ideia principal era essa! ehehehehe!
82 >> João Carlos Nunes Bittencourt
83 >>
84 >> Graduando em Engenharia de Computação (2007.1)
85 >> Membro do Grupo PET Engenharia de Computação
86 >>
87 >> Membro do Diretório Acadêmico DEBUG Reloaded - Gestão 2010-2011
88 >> Representante Discente do Colegiado
89 >> *Universidade Estadual de Feira de Santana*
90 >> --
91 >> *Lattes:* http://lattes.cnpq.br/6741995694783822
92 >> *Mail*: jh <joaocarlos@××××××××××.br>onny.bittencourt@×××××.com*
93 >> Linux User Group - UEFS*: http://tanenbaum.uefs.br/lug-uefs