From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Migrar ou não para a árvore estável...
Date: Wed, 13 Oct 2010 14:34:00
1 Acho que você se confundiu Eduardo. O "efeito" de multi-tarefa de um sistema
2 se dá executando um pouco de cada tarefa de cada vez, interrompendo cada
3 tarefa depois de um tempo de execução e executando a próxima tarefa. Os
4 processadores são mono-tarefas por natureza, e fazendo isso, executando e
5 interrompendo um pouco de cada tarefa bem rápido, dá a impressão de que
6 todos os processos estão rodando ao mesmo tempo.
7
8 Cada vez que vc interrompe uma tarefa, vc perde um tempinho com isso, pois
9 tem que "salvar o estado" da tarefa atual, preparar o processador para a
10 próxima tarefa e por a próxima tarefa para rodar. Quanto menor a freqüência
11 de interrupções, menos tempo vc perde com as interrupções e trocas de
12 tarefa, e mais tempo cada tarefa vai ficar executando, e por tanto, você
13 terá um "throughput" maior, ou seja, mais coisas executadas e calculadas no
14 mesmo tempo. Isso é o ideal para servidores, principalmente os de poucos
15 processamentos pesados (e não os de muitos processamentos leves, que são
16 mais parecido com um desktop). Por exemplo, atividades com cálculos
17 computacionais intensivos, como processamento de vídeo, podem executar em
18 menos tempo num kernel com os HZ baixo.
19
20 Num desktop, onde normalmente "sobra" processador, você quer o contrário,
21 não que ele processe o máximo possível, mas sim que ele troque mais rápido
22 ainda entre os vários processos, para dar uma impressão ainda mais forte de
23 que tudo acontece ao mesmo tempo e não um pouco de cada vez, ou seja, uma
24 freqüência de interrupções maior. Isso dá a sensação de responsividade dos
25 sistema. Por exemplo, quando você pressiona uma tecla ou mexe o mouse, por
26 mais carregado que o sistema esteja, você quer que ele responda ao seu
27 comando imediatamente, e não que ele fique mais um pouco fazendo o que ele
28 estava, para daí processar sua entrada de teclado ou mouse, pois esse atraso
29 pode ser perceptível e incômodo.
32 []'s
33
34 Fabiano.
37 2010/10/13 Eduardo Schoedler <eschoedler@×××××××××××.br>
38
39 > Você pode tentar baixar os HZ no kernel.... deixe em 100 ou 250 ao invés
40 > de 1000. Este último é para uso em servidores ou firewalls.
41 >
42 > Vai economizar até bateria...
46 > _____________________________________________
47 > * Eduardo Schoedler**
48 >
49 > *
53 > *De:* contato@×××××××××××××.cc [mailto:contato@×××××××××××××.cc] *Em nome
54 > de *João Carlos
55 > *Enviada em:* quarta-feira, 13 de outubro de 2010 10:40
56 > *Para:* gentoo-user-br@l.g.o
57 > *Assunto:* [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Migrar ou não para a
58 > árvore estável...
62 > Estou falando em simplesmente aceitar pacotes estáveis para a minha
63 > arquitetura. Atualmente eu estou mantendo no meu make.conf:
64 > ACCEPT_KEYWORKDS="~amd64". A proposta é usar ACCEPT_KEYWORKDS="amd64",
65 > permitindo a instalação somente dos pacotes estáveis da árvore do
66 > repositório. Posso ter falado d+, mas a ideia principal era essa! ehehehehe!
69 > João Carlos Nunes Bittencourt
70 >
71 > Graduando em Engenharia de Computação (2007.1)
72 > Membro do Grupo PET Engenharia de Computação
73 >
74 > Membro do Diretório Acadêmico DEBUG Reloaded - Gestão 2010-2011
75 > Representante Discente do Colegiado
76 > *Universidade Estadual de Feira de Santana*
77 > --
78 > *Lattes:* http://lattes.cnpq.br/6741995694783822
79 > *Mail*: jh <joaocarlos@××××××××××.br>onny.bittencourt@×××××.com*
80 > Linux User Group - UEFS*: http://tanenbaum.uefs.br/lug-uefs