From: Magno Torres <magnotorres@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] emerge --depclean maldito
Date: Wed, 29 Mar 2006 01:30:47
1 Concordo com o Benigno, alias IMHO este --depclean nem deveria
2 existir, todo mundo quando começa a usar o Gentoo cai nesta armadinha,
3 é uma opção MUITO perigosa.
4
5 On 3/28/06, Benigno B. Junior <bbj@g.o> wrote:
6 > On Tue, 28 Mar 2006 21:00:38 -0300
7 > Lincoln Lordêllo <lincoln.lordello@×××××××××.br> wrote:
8 >
9 > | Em Ter, 2006-03-28 às 19:10 -0300, Benigno B. Junior escreveu:
10 > | > Eu quis lhe mostrar que esses aplicativos foram instalados com a minha
11 > | > vontade, mas eles __não__ estão no /var/lib/portage/world, e eles não
12 > | > são dependências de nenhum outro aplicativo.
13 > |
14 > | Olha só, eu sou da mesma opinião do Diogo Tridapalli, nunca tive
15 > | problemas com o --depclean, é só manter o world organizado. Por exemplo,
16 > | nunca atualize programas/bibliotecas digitando "emerge foo", senão ele é
17 > | gravado no world, use sempre a opção --ondeshot (ou -1) ou use o "--deep
18 > | world".
19 >
20 > Não vejo lógica nisso.
23 > | No meu world tenho só os programas que quero instalados, nenhuma
24 > | dependência do Gnome (por exemplo) está no meu arquivo world, apenas o
25 > | "gnome-base/gnome" e mais meia dúzia de apps extras (d4x gaim
26 > | nautilus-actions etc).
27 > | Sério! Nunca tive problemas com o --depclean!
28 >
29 > Não estou duvidando que você não tenha tido, mas eu e muitos outros já
30 > devem ter tido, com certeza.
33 > | Mas claro, é sempre bom verificar a lista antes ;-P
34 > | # emerge --depclean --pretend
35 > | Cara, se o --depclean não funcionasse, nós estaríamos ferrados para
36 > | remover pacotes, imagina rastrear dependências na mão! Fala sério.
37 >
38 > Amigo, pense comigo: se isso fosse algo seguro, você não concorda comigo que os
39 > avisos do --depclean resumir-se-iam em apenas: APÓS O USO DO
40 > --depclean, EXECUTE revdep-rebuild?
43 > | Atualmente meu --depclean não reporta nada, pois meu sistema não tem
44 > | gordurinhas para remover :-P
45 >
46 > As gordurinhas podem estar no world.
49 > | Outra coisa, pelo que sei, o --depclean nunca toca nos pacotes do
50 > | system, então o máximo que vai acontecer é você ter que reinstalar
51 > | programas extras. No final, depois de rodar o --depclean, é sempre bom
52 > | rodar esse comando:
53 > | # emerge --update --deep --newuse world
54 >
55 > Isso é recomendado para ser executado ANTES do --depclean.
58 > | Boa compilação ;-)
59 > |
60 > | Obs: Se você tem o CD Original, ative a USE "cdinstall" e instale o
61 > | pacote games-fps/quake4-bin, assim o games-fps/quake4-data fica como
62 > | dependência do games-fps/quake4-bin.
63 >
64 > Não sou um iniciante, se você não percebeu. O que quero lhes dizer é
65 > que nem sempre o seu pacote, EXPLICITAMENTE especificado na linha de
66 > comando, aparecerá no /var/lib/portage/world (de onde o --depclean não
67 > retira), devido a algumas situações nem sempre detectadas pelo usuário:
68 >
69 > (root@phanty) ~ # emerge linspireclear polyester -p
70 >
71 > These are the packages that would be merged, in order:
72 >
73 > Calculating dependencies... done!
74 > [ebuild R ] x11-themes/linspireclear-0.1
75 > [ebuild R ] x11-themes/polyester-0.8.8
76 >
77 > (root@phanty) ~ # grep -i -e polyester -e linspireclear /var/lib/portage/world
78 > (root@phanty) ~ #
79 >