From: Humberto Marquezin Pinto <humberto@×××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo ocupou toda minha partição raiz
Date: Thu, 05 Apr 2007 15:20:58
1 Felipe,
2
3 O Gentoo usa, por padrão, a partição /var (/var/tmp/portage) para a compilação dos pacotes.
4
5 Você não vai conseguir compilar o OpenOffice com o seu esquema atual de partições.
6 Se você pretende compilar pacotes grande, creio que 6GB sejam suficientes para a partição /var.
7
8 Enfim, além de redimensionar suas partições, imagino duas soluções para o seu problema:
9
10 1) Instalar o openoffice-bin
11
12 2) Mudar o caminho de compilação dos pacotes para outra partição. Por exemplo:
13 /etc/make.conf
14 PORTAGE_TMPDIR="/home/var/tmp/portage"
17 []s
18 Humberto
21 > Fui tentar compilar o OpenOffice e vi que toda a partição raiz já estava
22 > ocupada!
23 > Estranho é que isso nunca aconteceu em nenhuma outra distribuição.
24 > E eu ainda não to nem com a metade dos programas que as outras distros
25 > trazem instalados por padrão.
26 >
27 > Eu sempre uso o mesmo esquema de particionamento.
28 >
29 > / -> 5,7 GB
30 > /home -> 19 GB
31 > swap -> 512MB
34 > O Gentoo usa tanto espaço da partição raiz assim?
35 > Se for isso mesmo imagino que a única solução seja redimensionar a partição.
36 >
37 > Abraços,
38 > Felipe