From: Felipe Ribeiro <felipe.lloyd@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo ocupou toda minha partição raiz
Date: Thu, 05 Apr 2007 16:04:52
1 Aqui tá o resultao do du -hs /*
2
3 gentoo felipe # du -hs /*
4 7,0M /bin
5 2,6M /boot
6 580K /dev
7 66M /etc
8 792M /home
9 12M /lib
10 0 /media
11 25G /mnt
12 108M /opt
13 du: impossível acessar `/proc/25459/task/25459/fd/4': Arquivo ou
14 diretório não encontrado
15 du: impossível acessar `/proc/25459/fd/4': Arquivo ou diretório não
16 encontrado
17 0 /proc
18 93K /root
19 5,3M /sbin
20 0 /sys
21 65M /tmp
22 3,4G /usr
23 2,4G /var
24
25 Humberto, o problema não é só com a compilação do OpenOffice.
26 Minha partição raiz ainda ta toda ocupada e não estou compilando nada no
27 momento.
28
29 Na verdade não estou podendo compilar nada porque a partição só está com
30 1,3M de espaço.
31
32 Desculpem a ignorância, mas esses arquivos temporários são exluídos com
33 que frequencia?
34 Imagino que eles não fique lá pq senão seria efeito bola de neve.
35
36 Que esquema de partição vcs costumam usar pra instalar o Gentoo?
37
38 Humberto Marquezin Pinto escreveu:
39 > Felipe,
40 >
41 > O Gentoo usa, por padrão, a partição /var (/var/tmp/portage) para a compilação dos pacotes.
42 >
43 > Você não vai conseguir compilar o OpenOffice com o seu esquema atual de partições.
44 > Se você pretende compilar pacotes grande, creio que 6GB sejam suficientes para a partição /var.
45 >
46 > Enfim, além de redimensionar suas partições, imagino duas soluções para o seu problema:
47 >
48 > 1) Instalar o openoffice-bin
49 >
50 > 2) Mudar o caminho de compilação dos pacotes para outra partição. Por exemplo:
51 > /etc/make.conf
52 > PORTAGE_TMPDIR="/home/var/tmp/portage"
55 > []s
56 > Humberto
60 >> Fui tentar compilar o OpenOffice e vi que toda a partição raiz já estava
61 >> ocupada!
62 >> Estranho é que isso nunca aconteceu em nenhuma outra distribuição.
63 >> E eu ainda não to nem com a metade dos programas que as outras distros
64 >> trazem instalados por padrão.
65 >>
66 >> Eu sempre uso o mesmo esquema de particionamento.
67 >>
68 >> / -> 5,7 GB
69 >> /home -> 19 GB
70 >> swap -> 512MB
73 >> O Gentoo usa tanto espaço da partição raiz assim?
74 >> Se for isso mesmo imagino que a única solução seja redimensionar a partição.
75 >>
76 >> Abraços,
77 >> Felipe