From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo ocupou toda minha partição raiz
Date: Fri, 06 Apr 2007 21:31:41
1 > Que esquema de partição vcs costumam usar pra instalar o Gentoo?
2
3 No próprio handbook tem uma idéia básica de particionamento pro gentoo.
4 http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1&chap=4
5
6 Você tem que levar em conta os motivos para se separar um ponto de
7 montagem da raiz. Os dois principais são: discos diferentes e a falta
8 de espaço.
9
10 O primeiro é obvio, para usar discos diferentes você tem que separar
11 os pontos de montagem, a não ser que você use um gerenciador de volume
12 lógico (LVM por exemplo).
13
14 O segundo é mais crítico em servidores, tem pontos de montagem que
15 *Não* podem acabar o espaço, os logs por exemplo por motivos de
16 segurança, com o /var cheio, alguns serviços podem parar, etc., podem
17 acontecer vários problemas.
18
19 Só que junto com a separação dos pontos de montagem, vem o problema do
20 "quanto?" para cada partição, se uma acaba prematuramente, é difícil
21 alterar o esquema de particionamento. Como aconteceu no teu caso.
22
23 Nesses casos, principalmente com vários discos, se for um servidor que
24 aceite um pouco de overhead nos discos, é muito interessante usar LVM.
25
26 Agora, pra desktop, eu não vejo isso como um problema, se acabar
27 espaço, não vai haver nenhuma consequência desastrosa, você vai lá,
28 delete uns temporários, limpa uns caches, e pronto, já pode salvar
29 seus documentos abertos.
30
31 Por isso, acho que a melhor solução para desktop seja deixar tudo numa
32 partição só, talvez separando apenas o boot, que tem tamanho
33 desprezível, e talvez a swap. Porque assim, seus pontos de montagem
34 não têm limites físicos, fica uma solução com um feel de "dinâmica",
35 pois, se você precisar compilar um openoffice da vida, você _vai_ ter
36 espaço, quando você quiser copiar DVDs, você _vai_ ter espaço, etc.
37 Assim, importa o quanto você tem de espaço livre no HD, e não na
38 partição.
39
40 Quanto a swap, ao contrário do que foi dito na lista, usar a swap como
41 arquivo tem sim um pequeno overhead de performace, pois você tem uma
42 camada a mais, a do FS, mas de fato, na prática não faz tanta
43 diferença.
44
45 Resumindo: eu, pessoalmente, por experiência própria, cheguei a esse esquema:
46 Para servidor: separar pontos de montagem, para tal, estudar o uso que
47 será feito no servidor e a distribuição em si para estimar os tamanhos
48 das partições. Se possível, usar LVM.
49
50 Para desktop: separo em 3 partições: boot, swap e raiz. Considero
51 separar o /home caso eu pretenda usar multi-boot com outras
52 distribuições.
53
54 Casos específicos: quando posso usar raid, em servidor, tudo raid1. Em
55 desktop, swap em raid0.
56
57 Por curiosidade, meus planos para meu próximo desktop são: Gentoo com
58 tudo em raid0, e uma partiçãozinha em raid1 para "dados importantes",
59 e uma outra, de 1 ou 2 gigas apenas, com uma distribuição pequena
60 instalada, com um slackware, para "casos de emergência", do tipo "deu
61 pau no meu raid ou no meu gentoo e eu preciso entregar meu trabalho
62 final da facul amanhã".
63
64 Espero ter ajudado em alguma coisa.
65