From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo ocupou toda minha partição raiz
Date: Sat, 07 Apr 2007 05:34:36
1 Quoting Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>:
2
3 > Por isso, acho que a melhor solução para desktop seja deixar tudo numa
4 > partição só, talvez separando apenas o boot, que tem tamanho
5 > desprezível, e talvez a swap. Porque assim, seus pontos de montagem
6 > não têm limites físicos, fica uma solução com um feel de "dinâmica",
7 > pois, se você precisar compilar um openoffice da vida, você _vai_ ter
8 > espaço, quando você quiser copiar DVDs, você _vai_ ter espaço, etc.
9 > Assim, importa o quanto você tem de espaço livre no HD, e não na
10 > partição.
11
12 Meu receio de deixar tudo numa partição é a fragmentação que o sistema
13 adquire com o tempo, principalmente num desktop onde estamos a toda
14 hora instalando e desinstalando programas. Além disso a gente sempre
15 quer tirar o máximo da nossa HD, dá raiva quando falta só uns 500 mega
16 pra ripar aquele dvd e não se tem espaço livre suficiente em uma
17 partição, mas teria somando todos os espaços livres.
18
19 > Quanto a swap, ao contrário do que foi dito na lista, usar a swap como
20 > arquivo tem sim um pequeno overhead de performace, pois você tem uma
21 > camada a mais, a do FS, mas de fato, na prática não faz tanta
22 > diferença.
23
24 Quando se tem 1 giga de RAM é realmente uma boa idéia não se
25 desperdiçar hd com partição pra swap, já que muito raramente ele será
26 usado. É mais negócio botar o swap num arquivo de 500 mega que vai ser
27 usado uma vez lá que outra.
28
29 > Casos específicos: quando posso usar raid, em servidor, tudo raid1. Em
30 > desktop, swap em raid0.
31
32 Na verdade o kernel do linux automaticamente já implementa uma lógica
33 que distribui o trabalho em partições de swap como se estivessem em
34 raid0, então colocar partição de swap em raid0 é desnecessário e
35 desperdiça essa função do kernel.
36
37 Aqui (http://www.gentoo.org/doc/en/articles/maximum-swappage.xml) um
38 artigo do próprio Daniel Robins falando sobre como tirar o máximo do
39 swap. Inclusive em casa utilizei recentemente uma dica desse artigo,
40 queria compilar o openoffice mas tenho 256 de ram e 500 mega de swap
41 (já acho muito), e o openoffice em certo momento da compilação estava
42 querendo alocar mais de 1 giga de ram (uma coisa feia, mas se ele não
43 conseguisse o g++ segfaulzava). Então criei um arquivo de swap com
44 prioridade menor que a minha partição de swap.
47 > Por curiosidade, meus planos para meu próximo desktop são: Gentoo com
48 > tudo em raid0, e uma partiçãozinha em raid1 para "dados importantes",
49 > e uma outra, de 1 ou 2 gigas apenas, com uma distribuição pequena
50 > instalada, com um slackware, para "casos de emergência", do tipo "deu
51 > pau no meu raid ou no meu gentoo e eu preciso entregar meu trabalho
52 > final da facul amanhã".
53
54 Faço isso em casa, mas essa minha "partição de backup" tem uma cópia
55 do meu próprio gentoo (que eu faço a cada ciclo emerge world, depclen,
56 revdep-rebuild) sem qualquer dado desnecessário (/usr/portage,
57 /var/tmp, /tmp e /usr/src). Cabe em 4 giga e meio sem problemas, e
58 olha que tenho kde, gnome, openoffice, ltsp e mais um monte de tralha
59 que eu achei que possa ser interessante (da última vez que vi eram
60 mais de 1100 pacotes, cento e pocos no world).
61
62 Vejo que o pessoal está passando por um momento que já passei e
63 resolvi muito bem, decidir um esquema de particionamento com boa
64 RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO. Essa relação é a palavra chave, porém "prever
65 o quanto será usado de cada diretório ao longo da vida dele é muito
66 difícil, principalmente num desktop. Colocar o tamanho das partições
67 com o que imaginamos ser "o máximo da média" que tal diretório deve
68 crescer é arriscar termos que refazer todo particionamento ou
69 "enjambrarmos" um link simbólico do /usr do /home porque não deu pra
70 colocar duas fontes de kernel. Ou se colocarmos o tamanho das
71 partições no máximo do máximo que elas podem chegar e ainda uma margem
72 de segurança provavelmente estaremos desperdiçando espaço ou, se
73 tivermos a sorte de estarmos enganados, estaremos sem querer tirando o
74 máximo proveito de uma partição.
75
76 Bom, então resolvi esse problema usando lvm.
77 Aqui meu df -h:
78
79 Sist. Arq. Tam Usad Disp Uso% Montado em
80 /dev/hda7 479M 383M 97M 80% /
81 none 126M 0 126M 0% /dev/shm
82 /dev/hda10 26G 24G 2,6G 91% /home
83 /dev/mapper/hd-usr 5,5G 3,4G 2,2G 62% /usr
84 /dev/mapper/hd-tmp 460M 33M 428M 7% /tmp
85 /dev/mapper/hd-var 480M 344M 137M 72% /var
86 /dev/mapper/hd-opt 1,4G 935M 466M 67% /opt
87 /dev/hda6 23M 11M 12M 49% /boot
88 /dev/mapper/hd-portage--tmp
89 4,0G 205M 3,9G 5% /var/tmp/portage
90 /dev/mapper/hd-ccache
91 2,2G 1,9G 216M 90% /var/tmp/ccache
92 /dev/mapper/hd-portage
93 664M 576M 88M 87% /usr/portage
94 /dev/mapper/hd-distfiles
95 6,5G 6,0G 513M 93% /usr/portage/distfiles
96 /dev/mapper/hd-packages
97 2,6G 2,5G 131M 96% /usr/portage/packages
98 /dev/mapper/hd-src 1,0G 714M 311M 70% /usr/src
99
100 O benefício óbvio é ter partições apenas do tamanho necessário.
101 O mero custo é, por exemplo, rodar lvextend -L +100M
102 /dev/hd/distfiles;reiserfs_resize /dev/hd/distfiles quando eu vejo que
103 o processo que está pegando novos distfiles está prestes a encher a
104 partição (não precisa nem desmontar a partição nem parar o processo).
105 Ta certo que de vez em quando uma compilação da pau porque eu esqueci
106 de ver que o /var/tmp/portage estava "na capa", mas isso não mata.
107 Além disso não precisar decorar que o /dev/hda13 seria a partição de
108 distfiles é muito legal.
109
110 Pretendo em breve arranjar uma hd de mula pra que eu possa zerar a
111 minha e refazer a tabela de partição, tenho uma partição fat aqui que
112 eu não uso mais (:P) e também quero colocar meu home no lvm também,
113 porque esse esquema eu consegui fazer sem precisar de uma hd auxiliar.
114
115 Aqui um doczinho rápido pra quem estiver pensando no caso:
116 http://www.gentoo.org/doc/en/gentoo-x86+raid+lvm2-quickinstall.xml
117
118 E aqui o guia oficial de lvm, explicando bem as vantagens, como ele
119 funciona e como usar: http://www.tldp.org/HOWTO/text/LVM-HOWTO
120
121 Foi a melhor coisa que eu podia ter feito com minhas partições,
122 ultimamente tenho usado em servidores inclusive, claro que um esquema
123 menos fresco do que esse com um monte de partição que eu uso.
124
125 A propósito, como as partições lvm podem ser aumentadas assim que
126 necessário não tenham receio de deixar espaço do lvm não alocado pra
127 qualquer partição.