From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o, givanildo.faria@××××××××××.br
Subject: [gentoo-user-br] Mudança de Profile e Servidor AMD64
Date: Mon, 26 Feb 2007 16:57:13
1 Olá pessoal.
2
3 Uso gentoo no desktop há mais de um ano. Para servidores, eu sempre instalei
4 slackware porque me sentia mais a vontade, por usar a mais tempo e conhecer
5 mais.
6
7 Tenho que instalar e administrar mais 3 servidores. Agora já estou mais
8 confiante com o gentoo e decidi usá-lo nos servidores. Aliás, pessoalmente
9 eu acho o gentoo bem mais fácil de administrar.
10
11 Já faz um mês que comprei um notebook, com processador Turion 64 X2. Como a
12 arch era diferente do meu então desktop e eu ia ter que recompilar tudo
13 mesmo, decidi tentar usar a arch amd64 com multi-lib. Apesar de ter lido em
14 muitos lugares que 64bits não tava maduro ainda, que não valia a pena por
15 enquanto, que dava muito mais pau, etc., eu decidi tentar.
16
17 Até me surpreendi, quase tudo funcionou maravilhosamente bem. Com exceção do
18 flash, java e os codecs win32, mas que dá pra usar quando precisar
19 instalando firefox-bin, mplayer-bin, etc.
20 Então, não tenho muito do que reclamar, e nem pretendo mudar meu notebook
21 pra x86 novamente.
22
23 Vendo que tudo funcionou no desktop, principalmente os serviços como apache,
24 php, mysql, etc., eu pensei, será que a vale pena por gentoo64 nos
25 servidores?
26
27 Os servidores, a principio, devem rodar um servidor de e-mail virtual, com
28 postfix, cyrus, mysql/postgres, apache, php, webmail, etc. Um servidor deve
29 ser exclusivo de backup e redundância. Mais pra frente talvez migre um
30 windows, teria então samba, ldap, etc.
31
32 Os 3 servidores que eu vou administrar são P4 HT EM64T, ou seja, funcionam
33 como dual core e com 64 bits. Eu já instalei em 2 deles gentoo com arch
34 amd64, já compilei quase tudo que vou precisar, mas ainda não configurei e
35 nem botei em produção.
36
37 Eu configurei um distcc no servidores para eles se ajudarem na compilação,
38 configurei o portage pra gerar pacotes binários automaticamente, compilei
39 tudo em um deles, e instalei a partir dos binários no outro. Os servidores
40 já estão com raid em software funcionando perfeitamente também.
41
42 Só depois de tudo compilado que eu me toquei, eu não mudei o profile deles,
43 tá o padrão:
44 # ls -l /etc/make.profile
45 lrwxrwxrwx 1 root root 50 Jan 12 12:59 /etc/make.profile ->
46 ../usr/portage/profiles/default-linux/amd64/2006.1
47
48 Eu pretendia usar o profile hardened, pelo menos acredito que seja o mais
49 indicado pra servidores, certo?
50 Qual seria o melhor jeito de alterar o profile? Eu pensei em alterar o link
51 /etc/make.profile para o hardened, e rodar um emerge -e. Isso seria o
52 suficiente?
53
54 Bom, são meus primeiros servidores de verdade, em produção, usando gentoo.
55 Também nunca usei hardened. Então, dicas, conselhos, avisos, etc., são muito
56 bem vindos =)
57 O que vocês acham de usar amd64?
58
59 Para atualizá-los, em um deles eu faço um --sync, um --update --deep world,
60 depois eu sincroniso no outro com rsync o /usr/portage, e rodo o emerge com
61 --usepkgonly.
62
63 O número de servidores lá deve crescer logo, alguém tem alguma idéia melhor
64 de como atualizar vários servidores mais fácilmente? Eu pensei em ter um
65 repositório de binários na rede, ou então alguns diretórios remotamente com
66 nfs, ou ainda mesclar alguns diretórios com unionfs...
69 Obrigado,
70 --
71 Fabiano.