From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Problema para usar o cd de pacotes...
Date: Tue, 23 Jan 2007 05:48:06
1 Cara, o q tu ta tentando fazer nao rola e tampouco é necessário.
2
3 A equipe que faz os CDs de instalação do gentoo tomou a decisão de
4 trocar o cd de pacotes e o cd de instalação pelo live cd porque se tu
5 usares o instalador do livecd tu ja terás o mesmo resultado da
6 combinação antiga.
7
8 O que eu quero dizer é que o livecd já instala o que tinha no cd de
9 pacotes, portanto não há motivo mais para que exista um cd de pacotes.
10
11 Bom, você usa discada né. Muito prazer, eu também. :P
12 Então o q eu faço pra ter no computador os distfiles que eu preciso é:
13 1 - Atualizar a árvore do portage no discadão mesmo. (não dexa passa
14 muito tempo senão tu vai ficar horas sincronizando)
15 2 - Ai eu rodo "emerge -pf [o bagulho] > /tmp/lista.tmp"
16 3 - Como o emerge vai gerar um arquivo com vários links em uma linha a
17 gente não pode passar esse arquivo pro wget. Ai faz assim: cut -d ' '
18 -f 1 /tmp/lista.tmp > /tmp/lista.txt
19 4 - Leva esse lista.txt pra um computador com rede rápida e baixa lá.
20 Se for linux tu faz wget -i links.txt, se for windows, baxa o wget pra
21 windows :P. Mas talvez o getright aceite também um arquivo com links
22 assim.
23 5 - Depois pega tudo que foi baxado e leva pra tua pasta
24 /usr/portage/distfiles e seja feliz.
25
26 Uma dica: As vezes da pra baixar updates pequenos usando o getdelta.
27 Dá uma olhada nisso:
28 http://gentoo-wiki.com/TIP_Gentoo_for_dialup_users#getdelta
29 Mas isso só funciona quando tu ja tem uma versão antiga do que tu ta baxando.
30 Outra dica: Na sequencia explica como usar o emerge-delta-webrsync.
31 Isso usa a mesma mutreta do getdelta, só q aproveita versões mais
32 antigas de uma tarball de snapshot da árvore do portage pra gerar uma
33 tarball nova e atualizar a tua árvore oficial. Mas tu vai precisar
34 baixar a tarball da árvore do portage pelo menos uma vez. Também podes
35 fazer isso em outro computador e colocar ela no teu
36 /usr/portage/distfiles. Cuidado que o eclean apaga essas tarballs.
37 (hm... olha um bug ai gente)
38
39 Bom, putz, escrevi bastante. Pra finalizar eu só queria dizer que eu
40 não recomendo usar o instalador do livecd, a única vez q eu usei ele o
41 desgraçado não registrou os pacotes principais no arquivo world e
42 quando eu dei um depclean ele tirou o gnome inteiro, o openoffice e
43 mais algumas coisas. Fiquei "prostituto" da cara. E também a
44 instalação por modo texto é muito mais divertida. :)
45
46 Ah! Tenho q adverti-lo q o handbook em português está desatualizado,
47 use o em inglês. Aí tente instalar dinovo o gentoo do jeito bonito e
48 se der galho em algum lugar da um grito aqui.
49
50 Hm, me lembrei também que você vai precisar instalar as fontes de
51 kernel pra fazer o modem funcionar. Então tu baxa um snapshot do
52 portage, apaga tua pasta /usr/portage e descompacta o snapshot com tar
53 xjf portage*.tar.bz2 -C /usr/. Ai tu pode fazer o "emerge -pf
54 gentoo-sources".
55
56 Bom, acho q isso deve ajudar. Eu supus que pelo engano q tu cometeu tu
57 és um usuário relativamente novo do gentoo, mas não tão novo assim.
58 Então se eu estiver enganado e essas dicas que eu te dei forem muito
59 avançadas tu diz o que não entendeu que a gente vai mais devagar, o
60 importante é fazer as coisas direito. Ou também se tu já é mais
61 manjado de gentoo e essas baboseiras que eu te falei forem muito
62 palhas eu posso compartilhar mais contigo da minha experiência como
63 usuário de dialup.
64
65 Beleza?
66
67 Falow.
68
69 Quoting Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>:
70
71 > Tens que usar o mesmo CD de packages e de Install, e não podes
72 > atualizar a árvore do portage até terminar de instalar todos os
73 > pacotes binários, pois o CD de pacotes está atrelado à árvore do
74 > portage do CD de instalação. Como usaste uma árvore diferente, o
75 > portage está tentando baixar os pacotes, pois os binários diferem da
76 > árvore atual.
79 > Daniel da Veiga
80 > Computer Operator - RS - Brazil