From: "Hélder Máximo Botter Ribas" <helderribas@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Descobrir pacote que instala arquivo
Date: Thu, 27 Mar 2008 12:32:35
1 opa
2 vc já tinha utilizado o equery xD
3
4 acredito que o unico jeito existente seria o google
5
6 []'s
7
8 Hélder
9
10 2008/3/27 Hélder Máximo Botter Ribas <helderribas@×××××.com>:
11 > equery belongs arquivo
12 >
13 > []'s
14 >
15 > Hélder
16 >
17 > 2008/3/26 Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>:
20 > > Olá,
21 > >
22 > > minha dúvida é o seguinte, eu preciso de um arquivo ou programa, mas
23 > > não sei qual pacote o instala.
24 > >
25 > > Como eu posso descobrir isso _antes_ de instalar o pacote?
26 > >
27 > > Pra ilustrar, um exemplo que aconteceu comigo quando eu comecei o usar
28 > > o gentoo: eu queria o comando host ( /usr/bin/host ), e não sabia qual
29 > > pacote instalava esse comando. Existe um, "net-dns/host", que pelo
30 > > nome, presumi que fosse esse. Mas não era, na verdade era o
31 > > "net-dns/bind-tools" que instalava esse comando.
32 > >
33 > > Eu posso descobrir isso com equery, mas apenas se eu já tiver o pacote
34 > > instalado:
35 > >
36 > > # equery b $( which host )
37 > > [ Searching for file(s) /usr/bin/host in *... ]
38 > > net-dns/bind-tools-9.4.1_p1 (/usr/bin/host)
39 > >
40 > > O problema é que isso não funciona quando eu não tenho o pacote
41 > > instalado e justamente quero descobrir o nome do pacote pra poder
42 > > instalá-lo.
43 > >
44 > > Nesse caso, ainda tinha o nome do comando host na descrição do pacote
45 > > bind-utils, com alguma paciência e o eix, dava até pra descobrir. Mas
46 > > tem casos que não tem. Ou ainda, como agora a pouco, eu esqueci qual
47 > > pacote instalava o comando /sbin/ip, e pra procurar, tem 1430 pacotes
48 > > com "ip" no nome e 359 pacotes com a palavra "ip" na descrição:
49 > >
50 > > # eix -S '\<ip\>' | wc -l
51 > > 359
52 > >
53 > > # eix 'ip' | wc -l
54 > > 1430
55 > >
56 > > Então, eu tive que entrar no site do debian, packages.debian.org, e lá
57 > > tem uma opção: "Procurar o conteúdo dos pacotes" e "pacotes que contêm
58 > > arquivos com este nome", digitei "ip" lá e, voilá:
59 > > http://packages.debian.org/search?searchon=contents&keywords=ip&mode=exactfilename&suite=stable&arch=any
60 > >
61 > > Era o pacote iproute, que no gentoo, o mais próximo era o
62 > > "sys-apps/iproute2", esse mesmo. Eu lembro de quando eu usava
63 > > slackware que também tinha um site com essa opção, que eu usava muito
64 > > por sinal pra procurar arquivos .so, já que o slackware não tinha
65 > > sistema de dependências.
66 > >
67 > > Eu sei que no Gentoo seria muito mais difícil fazer um site desses,
68 > > pois os pacotes ficam muito diferentes em cada instalação, em cada
69 > > arch, com cada conjunto de useflags, etc.
70 > >
71 > > Mas enfim, existe algum jeito de descobrir isso e ou não sei, ou não
72 > > tem como mesmo?
73 > >
74 > > Obrigado,
78 > > Fabiano.
79 > > --
80 > > gentoo-user-br@l.g.o mailing list
87 > ------------------------------------
88 > Hélder Máximo Botter Ribas
89 > ------------------------------------
90 > helderR (at) trueaccess (dot) com (dot) br
91 > hmbr (at) gentoobr (dot) org
92 > msn/gtalk: helderribas (at) gmail (dot) com
93 > ------------------------------------
94 > www.gentoobr.org - http://www.amazoniaparasempre.com.br/
101 Hélder Máximo Botter Ribas
103 helderR (at) trueaccess (dot) com (dot) br
104 hmbr (at) gentoobr (dot) org
105 msn/gtalk: helderribas (at) gmail (dot) com
107 www.gentoobr.org - http://www.amazoniaparasempre.com.br/
108 --
109 gentoo-user-br@l.g.o mailing list