From: "Benigno B. Junior" <bbj@g.o>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo == Debian?!
Date: Fri, 24 Mar 2006 01:58:23
1 On Thu, 23 Mar 2006 21:46:33 -0300
2 "Magno Torres" <magnotorres@×××××.com> wrote:
3
4 | Caros,
5 |
6 | Bons tempos aqueles em que tinhamos a arvore no portage atualizada, mas agora...
7 | Kde 3.5 já existe a muito tempo, ESTAVEL em x86, e até agora NADA
8 | dele... E nessa o meu packages.keywords só cresce...
9
10 O conceito de estabilidade é relativo entre os usuários. O que para
11 minhas atividades pode ser estável, para você pode não ser e
12 vice-versa. Como o Gentoo tenta "abraçar" uma grande quantidade de
13 usuários, tornar um pacote estável carece de um tempo de análise e
14 testes, pois, apenas para relembrar, os pacotes possuem dependências.
15
16 Se uma dependência do kdebase-3.5.1, por exemplo, não se tornar
17 estável, o kdebase-3.5.1 também não pode se tornar estável, por um
18 motivo bastante direto. Por isso que há este tempo de estabilização
19 de pacotes e que me parece ser o correto. Não adianta correr para se
20 estabilizar um pacote sendo que um problema grave pode aparecer logo
21 em seguida. Se isso acontece, qual seria a utilizade de se marcar um
22 pacote como estável?
23
24 E ainda mais, os desenvolvedores têm que instalar e testar 'n'
25 dependências para ver quais versões de dependências são ou não
26 realmente aceitas para um determinado pacote. Não se pode confiar
27 cegamente no que está ali no manual do pacote. Existe também a
28 necessidade de se testar as queridas "CFLAGS", que cada usuário tem
29 como preferência! Muitas distribuições (de repositórios binários)
30 colocam suas CFLAGS, CXXFLAGS, LDFLAGS, etc, a seus critérios e pronto,
31 os usuários não tem qualquer opção de escolha.
32
33 Tente somar essas necessidades e repensar na utilidade da estabilização
34 dos pacotes.
35
36 Se você não exige um certo padrão de estabilidade, a "keyword" ~arch
37 existe para isso.
40 | E o que dizer das FEATURES que estamos perdendo, nao usando o GCC4?!
41 | Nossa, to me sentindo na idade das pedras, todas as distros com GCC4,
42 | com o KDE otimizados com as features do mesmo e a gente ficando pra
43 | traz... Vai fazer aniversário o GCC4 e nada dele ser o padrão.
44
45 Eu poderia dizer que grande parte, senão a maioria, dos recursos
46 lançados nessa nova versão do gcc não são utilizados pela grande
47 maioria dos usuários. Muitas pessoas acham que uma nova versão do gcc
48 implica em "milagres", e muitas pessoas acabam "quebrando a cara", como
49 acontece freqüentemente. Otimizações via compiladores têm um certo
50 limite. Muitas mudanças do gcc exigem mudanças em códigos-fonte de
51 aplicativos. Se o mantenedor não se atenta a isso, o recurso pode não
52 ser aproveitado.
53
54 Sempre haverá o que consertar ou melhorar. Não vejo motivo para
55 uma aflição. Apenas para curiosidade: o NetBSD-current (futuro 4.0)
56 possui o gcc-3.3.3. Para muitos isso poderia ser considerado um
57 absurdo, mas para os desenvolvedores esta versão ainda continua sendo
58 excelente as suas necessidades, devido a sua API. E acredite, eles
59 sabem o que fazem. Por outro lado, há perdas, para alguns usuários, em
60 se utilizar o gcc-3.3.3 ao invés do gcc-4.1.0, pois nessa última
61 versão, o gcj, por exemplo, está muito mais evoluído. Mas então eu lhe
62 pergunto: quantas pessoas utilizam o gcj? Acredito que pouquíssimas.
63 Está aí mais uma idéia de relatividade.
66 | Outra coisa que me deixa muito triste foi tirar o qpkg (ainda esta la
67 | escondido, mas daq a pouco some). Ele é muito, mas MUITO mais rapido
68 | que o equery, alias alguem pode explicar pq o equery é tão lento?! E
69 | pra pesquisar pacotes no equery?! antes pra saber quais pacotes kde eu
70 | tinha era simples, qpkg -l kde. Just it! Agora tem q adivinhar, ir
71 | chutando kde-base/ , kde-misc, kde-sei-la... Pra mim, uma decisão
72 | MUITO infeliz do pessoal.
73
74 Mudanças sempre existirão, e o time do Gentoo está sempre efetuando
75 mudanças para a melhora de seus projetos. Quanto ao equery, este é
76 lento porque utiliza o python, que todos sabem que é uma linguagem
77 interpretada e que não deve ser comparada a uma linguagem nativa, como
78 c. Então, para este problema, os desenvolvedores do Gentoo construíram
79 o pacote portage-utils, feito em c e que possui a todos os recursos dos
80 programas que você já utilizava e ainda mais.
81
82 Se você tem alguma dúvida, a lista pode ser utilizada para isso, para
83 que as pessoas que saibam de novidades possam repassá-las mais
84 facilmente.
87 |
88 | Bom, é um desabafo. Estou sozinho?
89
90 Não sei, pode haver mais usuários com estas dúvidas. Estamos aqui
91 para tentar saná-las.
92
93 Um abraço.
96 Benigno B. Junior - http://dev.gentoo.org/~bbj