From: Daniel van Ham Colchete <daniel.colchete@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] kdepreload no KDM
Date: Sat, 24 Dec 2005 16:05:33
1 As instruções fazem exatamente o que eu disse: passam o trabalho de ler os
2 arquivos do para a inicialização. Veja, os arquivos não surgem do nada na
3 inicialização, eles estão armazenados no diretório /preload (no HD) que é
4 carregado pelo initrd.
5
6 Claro que depois vai ficar mais rápido, o trabalho de ler os arquivos do
7 disco foi feito antes do teste! Mas eu ainda reafirmo, o Linux já faz isso
8 de uma maneira bem eficiênte. Quer prova??? Inicie o KDE e meça o tempo.
9 Imediatamente apos iniciar o KDE, feche-o e faça o teste novamente, o tempo
10 vai ter caído uns 60%-70%, por que??? Pois os arquivos estão do cache de
11 disco!
12
13 Outra prova: depois de um tempo rodando o Linux execute o comando "free"
14 veja que o cache e o buffer de disco estão usando uma parte considerável da
15 memória RAM disponível.
16
17 A diferença é que os arquivos podem sair do cache de disco se você precisar
18 de memória. Em um sistema com 2.0GB que não utilize este tempo todos as
19 bibliotecas nem devem sair.
20
21 Isso é o legal do preload no KDE: carregar os arquivos para a memória RAM do
22 sistema.
23
24 Quer fazer algo semelhante sem ter tanto trabalho? Coloque a base do seu
25 sistema em um HD IDE de memória flash. O resto você coloca em um IDE
26 comum. Essas memórias flash são quase tão rápidas quanto memória RAM e aí
27 você vai ter um resultado realmente melhor! Na última vez que eu verifiquei
28 esses hds não estavam tão caros. Algumas pessoas que fazem appliances
29 costuma usar isso...
30
31 Um abraço
32 Daniel