From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Metadados do LVM2
Date: Thu, 26 Apr 2007 05:49:48
1 > > Estou fazendo testes com 1700 VLs.
2 > A propósito, pra quê?
3
4 Bom, o projeto que eu estou fazendo é para substituir um servidor Windows NT.
5
6 Esse servidor Windows usa um software proprietário para implementar um
7 sistema de cotas por diretório.
8
9 O sistema de cotas do linux é apenas por usuário, não por diretório. E
10 é importante que as cotas sejam por diretório, e não por usuário, pois
11 o que importa é "onde" o usuário pois os arquivos e não "quem" pois.
12
13 Pra ficar mais claro, o home de cada usuário ficaria em um volume
14 lógico, o tamanho do seu volume faria o papel da sua cota pessoal.
15
16 Cada usuário ainda faz parte de alguns grupos. Cada grupo tem um
17 diretório, que nesse caso seria um volume lógico por grupo. Todos os
18 arquivos que estiverem dentro do diretório do grupo contam como para
19 a cota do grupo, que seria o tamanho do volume lógico.
20
21 Por isso "tantos" volumes lógico, é um para cada grupo e um para cada grupo.
22
23 Se você tiver uma idéia melhor de como fazer isso, estou aberto a sugestões. =)
24
25 > Pior que o fonte não ta bem documentado também, aquele arquivo
26 > lv_manip.c parece ter alguma coisa interessante, mas são mais de 1500
27 > linhas de código e poucos comentários. O metadata.h também não diz
28 > nada e o metadata.c é outro monstro. Onde você achou esses 255?
29
30 Tem em um define lá em um dos headers, estou sem os fontes aqui agora
31 para te dizer exatamente onde, mas dá uns greps lá por METADATA que
32 você acha. Se quiser depois vejo certinho aonde e digo o nome do
33 arquivo e linha.
34
35 Se não me engano tinha um comentário dizendo que o valor era em kbytes.
36
37 > Pretendes adicionar mais LV's futuramente?
38
39 Sim, conforme aumente o número de usuário e grupos.
40
41 > Já descobriu que tipo de histórico é esse?
42
43 Não.
44
45 > Que tipo de segurança? Segurança contra corrompimento dos dados ou
46 > segurança contra espionagem?
47
48 Consistência.
49
50 Estou fazendo o LVM em cima de RAID por segurança. Mas pra mim não
51 está claro o que aconteceria por exemplo, caso não tivesse RAID, se um
52 dos volumes _físicos_ parassem de funcionar... Alguém sabe??
53
54 > mas todas as respostas devem estar no
55 > código fonte ( ;) ), o problema é encontrar ela entre dezenas de
56 > arquivos e milhares de linhas de código.
57
58 Acho que o fato de precisar olhar no fonte é um ótimo quesito para
59 separar projetos entre "Bem documentados" e "Mal documentados".
60
61 Infelizmente, com o projeto já atrasado, não tenho tempo de ficar
62 lendo e tentando entender milhares de linhas não documentadas para
63 obter uma resposta. Mas fico imaginando o caso de alguém que nem seque
64 sabe C ou programar (usuário?). Coitados.
65
66 > Como em http://tldp.org/HOWTO/LVM-HOWTO/reportbug.html: "The first
67 > thing you should do is check the linux-lvm mailing list archives"
68
69 Eu já tinha procurado em listas, aliás, já li esse how-to de cabo a
70 rabo. Mas, para me certificar, fui procurar de novo antes de responder
71 esse e-mail (vai que alguma coisa tinha passado batido).
72
73 No how-to tem um link para o que seria essa lista:
74 http://lists.sistina.com/pipermail/linux-lvm/
75 "The server at lists.sistina.com is taking too long to respond."
76
77 Procurando no google a lista de LVM, achei essa:
78 https://www.redhat.com/archives/linux-lvm/
79
80 Procurando nessa lista achei alguém com o mesmo erro que eu:
81 http://www.redhat.com/archives/linux-lvm/2006-January/msg00095.html
82
83 E a única resposta diz que é para simplesmente aumentar o tamanho do
84 metadata. Não diz o quanto aumentar, nenhuma referência, nada. Que tem
85 que aumentar eu já sabia =).
86
87 Achei uma outra pergunta interessante, como calcular o tamanho do
88 metadata: http://www.redhat.com/archives/linux-lvm/2005-June/msg00072.html
89
90 Maaass... só a pergunta, sem resposta...
91
92 Tudo isso eu já tinha pesquisado antes de qualquer forma, nenhuma
93 novidade, continuo na mesma =/.
97 Fabiano.