From: Rafael Kafka <rafaelkafka@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] gnome 2.14
Date: Thu, 20 Apr 2006 16:34:37
1 Justamente pelo cache que vale muito a pena ter uma quantidade decente
2 de memória, a diferença que senti aumentando de 256 para 512 foi
3 simplesmente drástica, não vejo a hora de por um giga e por ai vai.
4
5 Qualquer cpu recente dá conta de quase tudo, aqui em Salvador não há
6 mais pc's de 32 bits, por exemplo, se você quer um pc simples opta por
7 um Celeron ou um Sempron com 64 bits.
8
9 Logo o grande gargalo tornou-se a memória.
10
11 Rafael Kafka
12 --
13 FreeBSD 6.0
14 Gentoo GNU/Linux 2006.0 (Dev)
15 GNU BIGLINUX 3.0 Beta II
16 Ubuntu GNU/Linux Dapper Drake 6.10 Flight VI
17
18 Seja livre, use GNU/Linux!
19 GNU/Linux user: #393659
20 Machine number #294871
21 http://counter.li.org
22 ==========================
23 Liberte-se! Use o Firefox.
24 http://www.getfirefox.com
25
26 Raphael Melo de Oliveira Bastos Sales escreveu:
27 > Você citou que vários programas abertos comem toda a memória. Não acho
28 > que seja tanto assim. É muito difícil lotar 256 de RAM com programas.
29 > Se você abrir tantos programas em um desktop, provavelmente uma boa
30 > parte vai ter trechos de memória guardados no swap por ficar ocioso.
31 >
32 > A não ser que abuse do ALT+TAB e forçe com que o contexto seja
33 > alterado várias vezes, você vai sentir pouca diferença de performance.
34 >
35 > Mas o ganho de performance mais relevante com relação à acrescentar
36 > memória é o fato do kernel poder colocar mais arquivos no cache de
37 > disco e isso diminui muito o acesso ao disco.
38 >
39 > Então, em uma máquina de 256, programas com muito IO, como banco de
40 > dados, podem sofrer, mas aplicações desktops devem responder bem, a
41 > não ser em eventos de acesso ao disco.Eu tenho a impressão que você
42 > vai ocupar seu CPU por completo bem antes de comer toda a memória.
43 >