From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Migrar ou não para a árvore estável...
Date: Thu, 14 Oct 2010 01:26:09
1 > Entendo o que você diz com não ter tempo para resolver
2 > problemas, o fato é que eu vejo MUITO pouco problema na minha
3 > instalação do testing.
4
5 Cara, que bom saber disso, isso significa que os gentoo devs estão
6 fazendo um ótimo trabalho. Infelizmente eu não tive a mesma
7 experiência nas vezes que eu tentei o testing.
8
9 E a filosofia do gentoo é liberdade, faça o que vc quiser com o teu
10 sistema, do jeito que vc quiser. E isso é o que eu mais gosto no
11 Gentoo, essa liberdade é real e palpável, não é só um manifesto no
12 site do Gentoo, eu realmente faço o que eu quero com ele. E se não
13 existisse limitações de recurso, provavelmente o Gentoo ainda te daria
14 suporte para vc fazer o que quiser como quiser. Mas, como isso é
15 impossível na prática, os devs tem que se restringir o que é
16 suportável a subconjunto "official".
17
18 Justamente por essa liberdade, eu não quero te convencer a usar o
19 stable, se pra vc testing funciona e é melhor, ótimo, pra mim stable é
20 melhor, ótimo. E é justamente essa a mágica do gentoo, ser
21 extremamente adaptável a cada um.
22
23 O meu ponto é, que eu acho que nós não devamos recomendar o testing
24 cegamente. O testing é, como o nome diz, pra teste, e se os devs estão
25 fazendo um ótimo trabalho hoje, que bom, mas eles não tem essa
26 obrigação, afinal, testing é testing, e eles podem quebrar a vontade,
27 e se vc usa testing, vc está dizendo que está de acordo com isso e que
28 eles não tem obrigação nenhuma em deixar teu sistema inteiro e
29 funcionando. Com stable, eles têm esse compromisso, pelo menos moral,
30 de "cuidar" dos usuários, para que eles não tenham problemas, ou pelo
31 menos fazer o melhor possível para isso, tentar fazer as grande
32 atualizações o menos traumáticas possíveis, publicar enews, etc. Você
33 mesmo disse, quando quebra vc ignorar e deixa lá, no próximo sync
34 talvez já esteja corrigido. Eu normalmente não posso ou quero ficar
35 esperando o próximo sync, e se isso acontece no stable, é bug, já no
36 testing, faz parte =)
37
38 Minha crítica é apenas essa, cautela ao recomendar o testing, tentar
39 recomendar sempre o oficial, o stable, principalmente para os novos
40 usuários. E então, a título de exceção, quem realmente quiser o usar o
41 testing, que o faça consciente, sabendo das implicações, e não apenas
42 porque querem ter o último firefox..
46 Fabiano.