From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Migrar ou não para a árvore estável...
Date: Wed, 13 Oct 2010 21:34:48
1 2010/10/13 Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>:
2 >> Eu fui para o testing do stable pois não aguentava mais esperar pela
3 >> última versão do Firefox por um mês (e por diversos conflitos com os
4 >> drivers de vídeo da Intel mais antigos). Nunca me arrependi. A árvore
5 >> testing não é "cheia de bugs e propensa a dar freeze", ela só está
6 >> mais atual com o upstream, e portanto foi testada menos.
7 >
8 > Não é mais fácil fazer o oficialmente recomendado pelo Gentoo, usar
9 > uma base stable e só testing o que você precisa? Eu faço isso e acho
10 > muito melhor. Sempre usei o firefox testing, e no notebook, por causa
11 > da placa de video também e outras coisas uso o Xorg inteiro testing.
12 > Usei o KDE4.0.0 quando estava nem na árvore oficial ainda..
13 >
14 > Eu não vejo a questão tanto como problema das versões upstream serem
15 > "bugadas e propensas a dar freeze", mas sim que elas não são estáveis
16 > no Gentoo, pois elas podem interagir com o sistema de formas não
17 > prevista e causar problemas, acontece e já aconteceu várias vezes.
18 >
19 > Se você é um usuário um pouco mais avançado, e tem uma ou duas
20 > máquinas com Gentoo para manter, e tem tempo, realmente não é muito
21 > problema deixar tudo testing.
22 >
23 > Já pra mim não compensa, sério. Uso Gentoo faz 6 anos, fora algumas
24 > reinstalações no começo, na fase de aprendizado, uso praticamente a
25 > mesma instalação no meu desktop principal desde então, mesmo já tento
26 > trocado de hardware várias vezes, inclusive de amd para intel e depois
27 > de novo para amd. E durante muito tempo achei divertido "brigar" com o
28 > gentoo o resolver todos os problemas q apareciam, mesmo que em muitos
29 > casos fosse mais fácil até fazer um fresh-install, "perderia a graça".
30 >
31 > Hoje, além do desktop e laptop com Gentoo, eu administro vários
32 > servidores Gentoo hardened. Hoje, eu só quero dar um "eix-sync &&
33 > emerge world -uDN" em todos os meus Gentoos e quero que isso funcione.
34 > E isso é utopia se falando em universo Gentoo, no stable já é
35 > impossível, no testing mais ainda. Mas nos servidores hardened isso é
36 > já quase uma realidade pra mim. (Claro que pra um servidor não é tão
37 > simples, vc não vai atualizando as cegas, tem que ler e news,
38 > changelogs, ver se vai precisar reiniciar algum serviço, compilar
39 > primeiro, instalar depois, etc., etc.). Ilustração fictícia: "Olha
40 > pessoal, agente vai ficar sem e-mail até amanhã porque eu to
41 > atualizando o Gentoo aqui e demora um pouco, mas tenham paciência, é
42 > só uma biblioteca quebrada do postfix e outra do postgres, até amanhã
43 > tá no ar de novo, e pra garantir isso eu viro a noite aqui de novo,
44 > sem problemas, sério, eu gosto, se eu gostasse de dormir ou ter
45 > família eu não virava sysadmin." =P
46 >
47 > Por que que eu vou ficar me metendo com dependência, com
48 > revdep-rebuild, com mascarando aqui, desmacarando ali, brigando com
49 > block, sendo que os gentoo-devs estão lá pra isso? É isso que é o
50 > stable, onde nada disso deveria acontecer. (Claro, desconsiderando os
51 > casos em que vc realmente está testando o testing, e sim, toda vez q
52 > eu encontro algo que deve ser um bug em reporto no bugs.gentoo)
53 >
54 > Assim, eu tenho o melhor de todos os mundos, vários sistemas que não
55 > me dão dor de cabeça em stable, as útimas versões dos softwares que eu
56 > quero e que fazem diferença pra mim (firefox, chromium, openrc, etc),
57 > e ainda estou coberto com as atualizações de segurança com o glsa.
58 >
59 > Por isso e outras coisas, eu não recomendo usar o testing, não vejo
60 > valor nisso, sendo que você pode ter o testing apenas dos pacotes que
61 > realmente precisa e desfrutar de uma base muito mais estável. Além do
62 > mais, por mais que hoje, depois de tantos anos usando Gentoo, para
63 > usuários mais avançados como eu, você e o Thiago Nunes seja
64 > relativamente fácil resolver quase todos os problemas que aparecem,
65 > pode não ser assim para muita gente. Um block que para nós seja apenas
66 > um "echo alguma coisa >> /etc/portage/algum_arquivo", para um usuário
67 > menos experiente pode render muitas e muitas horas de dor de cabeça, e
68 > xingamentos injustos ao Gentoo, sendo que realmente isso não deveria
69 > ser um problema que eles deveriam estar enfrentando. Fora o tempo que
70 > isso tudo gasta...
71 >
72 > E se tá sobrando tempo, tem tanta coisa mais legal pra fazer do que
73 > ficar brigando com o portage, como montar um grid de compilação aí com
74 > o distcc e faz funcionar em pump_mode, montar um repositório local
75 > binário do Gentoo pra compilar cada pacote somente uma vez e usar o
76 > mesmo bin em todas as máquinas com a mesma arquitetura, ou sei lá, ler
77 > as GLEP, ajudar no forum, os gentoo dev docs, hehehe...
78 >
79 > []'s
80 >
81 > Fabiano, feliz usuário de várias instâncias do Gentoo Stable há 6 anos =)
85 Fabiano, concordo com vocẽ, mas eu estou no testing a 1 ano, e tive
86 pouquíssimos problemas, na verdade, se for olhar a média, a quantidade
87 de blocks, de problemas com bibliotecas no stable e no testing PARA
88 MIM foi praticamente a mesma. Eu não encano muito com um emerge dando
89 errado, o novo portage continua e me avisa no final, e eu ignoro (se
90 não for uma dependência muito importante) pois daqui uns dias uma nova
91 versão corrige (ou, se tiver tempo, reporto o bug ou mando um mail prá
92 lista) e a antiga versão continua instalada, funcionando (já mencionei
93 que amo o portage?).
94
95 Isso, claro, é uma experiência muito pessoal. Minha instalação está
96 com 5 aninhos. A mesma. Trocou de máquina 3 vezes (Athlon XP, Pentium
97 D, Core 2 Duo). Entendo o que você diz com não ter tempo para resolver
98 problemas, o fato é que eu vejo MUITO pouco problema na minha
99 instalação do testing. Tive mais problemas com pacotes desatualizados
100 com problemas do que pacotes testing. Novamente, isso é muito pessoal
101 (não temos todos os mesmos pacotes instalados, tampouco fazemos o
102 mesmo uso deles).
103
104 Claro, tenho apenas 4 Gentoos, dois servidores, minha workstation e um
105 netbook, então minha experiência nem se compara com a sua.
108 Daniel da Veiga