From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Migrar ou não para a árvore estável...
Date: Wed, 13 Oct 2010 19:31:07
1 > Eu fui para o testing do stable pois não aguentava mais esperar pela
2 > última versão do Firefox por um mês (e por diversos conflitos com os
3 > drivers de vídeo da Intel mais antigos). Nunca me arrependi. A árvore
4 > testing não é "cheia de bugs e propensa a dar freeze", ela só está
5 > mais atual com o upstream, e portanto foi testada menos.
6
7 Não é mais fácil fazer o oficialmente recomendado pelo Gentoo, usar
8 uma base stable e só testing o que você precisa? Eu faço isso e acho
9 muito melhor. Sempre usei o firefox testing, e no notebook, por causa
10 da placa de video também e outras coisas uso o Xorg inteiro testing.
11 Usei o KDE4.0.0 quando estava nem na árvore oficial ainda..
12
13 Eu não vejo a questão tanto como problema das versões upstream serem
14 "bugadas e propensas a dar freeze", mas sim que elas não são estáveis
15 no Gentoo, pois elas podem interagir com o sistema de formas não
16 prevista e causar problemas, acontece e já aconteceu várias vezes.
17
18 Se você é um usuário um pouco mais avançado, e tem uma ou duas
19 máquinas com Gentoo para manter, e tem tempo, realmente não é muito
20 problema deixar tudo testing.
21
22 Já pra mim não compensa, sério. Uso Gentoo faz 6 anos, fora algumas
23 reinstalações no começo, na fase de aprendizado, uso praticamente a
24 mesma instalação no meu desktop principal desde então, mesmo já tento
25 trocado de hardware várias vezes, inclusive de amd para intel e depois
26 de novo para amd. E durante muito tempo achei divertido "brigar" com o
27 gentoo o resolver todos os problemas q apareciam, mesmo que em muitos
28 casos fosse mais fácil até fazer um fresh-install, "perderia a graça".
29
30 Hoje, além do desktop e laptop com Gentoo, eu administro vários
31 servidores Gentoo hardened. Hoje, eu só quero dar um "eix-sync &&
32 emerge world -uDN" em todos os meus Gentoos e quero que isso funcione.
33 E isso é utopia se falando em universo Gentoo, no stable já é
34 impossível, no testing mais ainda. Mas nos servidores hardened isso é
35 já quase uma realidade pra mim. (Claro que pra um servidor não é tão
36 simples, vc não vai atualizando as cegas, tem que ler e news,
37 changelogs, ver se vai precisar reiniciar algum serviço, compilar
38 primeiro, instalar depois, etc., etc.). Ilustração fictícia: "Olha
39 pessoal, agente vai ficar sem e-mail até amanhã porque eu to
40 atualizando o Gentoo aqui e demora um pouco, mas tenham paciência, é
41 só uma biblioteca quebrada do postfix e outra do postgres, até amanhã
42 tá no ar de novo, e pra garantir isso eu viro a noite aqui de novo,
43 sem problemas, sério, eu gosto, se eu gostasse de dormir ou ter
44 família eu não virava sysadmin." =P
45
46 Por que que eu vou ficar me metendo com dependência, com
47 revdep-rebuild, com mascarando aqui, desmacarando ali, brigando com
48 block, sendo que os gentoo-devs estão lá pra isso? É isso que é o
49 stable, onde nada disso deveria acontecer. (Claro, desconsiderando os
50 casos em que vc realmente está testando o testing, e sim, toda vez q
51 eu encontro algo que deve ser um bug em reporto no bugs.gentoo)
52
53 Assim, eu tenho o melhor de todos os mundos, vários sistemas que não
54 me dão dor de cabeça em stable, as útimas versões dos softwares que eu
55 quero e que fazem diferença pra mim (firefox, chromium, openrc, etc),
56 e ainda estou coberto com as atualizações de segurança com o glsa.
57
58 Por isso e outras coisas, eu não recomendo usar o testing, não vejo
59 valor nisso, sendo que você pode ter o testing apenas dos pacotes que
60 realmente precisa e desfrutar de uma base muito mais estável. Além do
61 mais, por mais que hoje, depois de tantos anos usando Gentoo, para
62 usuários mais avançados como eu, você e o Thiago Nunes seja
63 relativamente fácil resolver quase todos os problemas que aparecem,
64 pode não ser assim para muita gente. Um block que para nós seja apenas
65 um "echo alguma coisa >> /etc/portage/algum_arquivo", para um usuário
66 menos experiente pode render muitas e muitas horas de dor de cabeça, e
67 xingamentos injustos ao Gentoo, sendo que realmente isso não deveria
68 ser um problema que eles deveriam estar enfrentando. Fora o tempo que
69 isso tudo gasta...
70
71 E se tá sobrando tempo, tem tanta coisa mais legal pra fazer do que
72 ficar brigando com o portage, como montar um grid de compilação aí com
73 o distcc e faz funcionar em pump_mode, montar um repositório local
74 binário do Gentoo pra compilar cada pacote somente uma vez e usar o
75 mesmo bin em todas as máquinas com a mesma arquitetura, ou sei lá, ler
76 as GLEP, ajudar no forum, os gentoo dev docs, hehehe...
77
78 []'s
79
80 Fabiano, feliz usuário de várias instâncias do Gentoo Stable há 6 anos =)