From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Migrar ou não para a árvore estável...
Date: Wed, 13 Oct 2010 15:34:51
1 2010/10/13 João Carlos <jhonny.bittencourt@×××××.com>:
2 > Olá todos!
3 > Uso o Gentoo há pouco menos de 1 ano e de lá pra cá tenho feito uma série de
4 > descobertas que me incentivam a continuar utilizando este sistema.
5 > Entretanto, algumas coisas ainda me incomodam nele. Tenho um notebook Dell
6 > Inspiron 1525 e desde que instalei o Gentoo nele ainda não me sinto a
7 > vontade para afirmar que o meu sistema é estável. Overloadings no sistema,
8 > super-aquecimento durante a compilação e o pior de tudo... Travamentos
9 > repentinos. A questão do aquecimento é justificada pelo Core2Duo que
10 > esquenta d+ durante as compilações. Em uso normal, numa sala com ar
11 > condicionado, ele costuma ficar entre 40 e 50° sem que eu faça nada com ele.
12 > Bom, como sou um entusiasta e adoro desafios estou pensando em migrar todo o
13 > meu sistema para a árvore estável. Como sei que esse não vai ser um trabalho
14 > simples, gostaria de antes disso pedir a opinião e ajuda do pessoal mais
15 > experiente, já que de cara notei que não posso resolver com um simples
16 > emerge. De cara já percebi uma série de conflitos de pacotes bloqueados que
17 > creio não ser simples de resolver. Eu gosto de estar com meu sistema sempre
18 > atualizado, mas estas questões de estabilidade tem me tirado do sério! Já
19 > usei outros sistemas, como Debian Likes e openSUSE e não me lembro de ter
20 > problemas, principalmente com travamentos.
21 > Já que estou para fazer um processo tão trabalhoso, queria saber também se
22 > existe algum testbench para verificar e comparar os resultados de desempenho
23 > antes e depois da transição.
24
25 Não te aconselho esta troca. A não ser reinstalando (claro, com backups).
26 Eu fui para o testing do stable pois não aguentava mais esperar pela
27 última versão do Firefox por um mês (e por diversos conflitos com os
28 drivers de vídeo da Intel mais antigos). Nunca me arrependi. A árvore
29 testing não é "cheia de bugs e propensa a dar freeze", ela só está
30 mais atual com o upstream, e portanto foi testada menos.
31
32 Quanto ao seu notebook. Antes de mais nada verificar se as aletas de
33 ventilação e o próprio cooler do notebook não estão sujos, diminuindo
34 sua eficiência térmica. Depois implementar reguladores de frequência.
35 Como você mesmo falou, um Core 2 Duo esquenta, até normalmente. Estou
36 com um desses aqui e a temperatura é alta mesmo. Na sala a 20 graus, o
37 processador está permanentemente entre 35 e 40 (em idle), se exigir
38 dele, vai tranquilo para 60, 70, e os coolers vão a loucura. Claro que
39 é um desktop, portanto, não uso gerenciamento de frequência, mas num
40 notebook é necessário. Eu tinha um P4 2.6 que tinha que ser regulado
41 para 2.0 durante full load senão atingia o pico de temperatura e
42 desligava.
43
44 Se seu problema é temperatura, simplesmente regular a frequência deve
45 te dar mais autonomia de bateria, menores temperaturas, em geral,
46 melhor gerenciamento térmico, e seus travamentos provavelmente vem
47 disso, não das versões do software instalado.
50 Daniel da Veiga