From: Joao Paulo Liberato <jpliberato@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Duvidas com portage e emerge
Date: Sat, 16 Apr 2005 01:01:46
1 Obrigado a todos pelas respostas!
2
3 Realmente já havia usado o qpkg para procurar por arquivos, e ele
4 quebrou bem o galho. Mas pelo que entendi, eu preciso saber o caminho
5 onde o arquivo será instalado pra ele funcionar. Seria bom se fosse
6 possível pesquisar só pelo nome do arquivo. Alguém poderia argumentar
7 que isso geraria respostas ambiguas, mas então o qpkg poderia dar
8 várias respostas, mostrando pacote que corresponde cada uma delas.
9
10 Bom, não quero abusar da paciência de todos, mas vou incluir mais duas dúvidas:
11
12 4) Existe uma ferramenta gráfica, nos moldes do synaptic, para o
13 Gentoo (ferramenta para gerenciar os pacotes instalados e a instalação
14 de novos pacotes)?
15
16 5) Como faço para especificar que versão do software eu quero
17 instalar, quando existem vários ebuilds disponíveis para o mesmo
18 software? Por exemplo, o gentoo usa o python mais recente disponível
19 para rodar seus utilitários, e acho interessante ter esse python
20 instalado. Mas, ao mesmo tempo, tenho alguns programas antigos em
21 python que por enquanto não foram atualizados e só funcionam na versão
22 2.1 da linguagem. Sei que posso manter os dois instalados em um
23 sistema gentoo, graças ao mecanismo de slots. Mas quando executo um
24 emerge dev-lang/python só consigo obter a versão mais atual.
25
26 []s,
27 JP.
28