From: Rodolfo Penha <rodolfo.penha@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Duvidas com portage e emerge
Date: Fri, 15 Apr 2005 14:46:28
1 1) Sim, a descrição mais completa é esta mesmo. Porém, ele disponibiliza
2 o link do mantenedor do aplicativo para que vc possa obter mais informações.
3 OBS: Ao invés de utilizar o emerge -s, dê uma olhada no esearch. Ele é
4 mais rápido que o emerge para realizar pesquisas.
7 2) Utilize o qpkg. O pacote estiver instalado no seu sistema para
8 realizar este tipo de busca. Exemplo:
9
10 # qpkg -f /usr/bin/esearch
11 app-portage/esearch *
14 3) Existem várias maneiras de utilizar pacotes masked. No caso do kde, um
15
16 # ACCEPT_KEYWORDS="~x86" emerge kde
17
18 resolveria. Porém, vc poderia configurar isso no arquivo
19 /etc/portage/package.keywords. Aconselho vc a dar uma lida na
20 documentação do portage para familiarizar-se mais com a utilização de
21 pacotes masked, bem com a utilização de USE flags, que permitem com que
22 vc ajuste as "features" de cada aplicativo.
23
24 [ ]s
25
26 Rodolfo Penha
30 Joao Paulo Liberato wrote:
31
32 >Olá pessoal,
33 >
34 >Sou novo nessa lista, e mais ou menos novo no gentoo também. Digo
35 >mais ou menos pq na verdade já conheço a distro faz mais de um ano,
36 >convivendo com alguns servidores que rodam gentoo. Mas nunca tive
37 >muito trabalho com eles, posto que são daquele tipo de máquina que
38 >fazem o trabalho sem reclamar.
39 >
40 >Mas agora instalei o gentoo também no meu desktop. Estou brincando
41 >mais com ele e algumas dúvidas surgiram. Então vamos lá:
42 >
43 >1) Quando vc da o comando emerge -s <programa>, recebe uma lista de
44 >pacotes que satisfazem a busca. Também vem na resposta uma breve
45 >descrição do pacote. Minha dúvida é a seguinte: existe uma descrição
46 >mais detalhada do pacote, ou a única descrição que o gentoo provê é
47 >essa breve descrição de uma linha?
48 >
49 >2) Dado um arquivo, como descobrir de qual pacote ele faz parte? Por
50 >exemplo, eu estava tentando instalar o lspci na minha máquina. emerge
51 >-s lspci não retornou nada. E emerge -S lspci também não retornou
52 >nada. Depois de muito tempo consegui descobrir que ele fazia parte do
53 >pacote pcitutils. Mas eu gostaria de ter uma forma simples de saber
54 >que pacote instalar para ter determinado programa.
55 >
56 >3) Como instalar um pacote que está masked? Tentei instalar o kde
57 >3.4, mas ele está masked, então o emerge se recusa a instala-lo na
58 >minha máquina.
59 >
60 >Por enquanto acho que é só isso ;)
61 >