From: Joao Paulo Liberato <jpliberato@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Duvidas com portage e emerge
Date: Fri, 15 Apr 2005 14:19:21
1 Olá pessoal,
2
3 Sou novo nessa lista, e mais ou menos novo no gentoo também. Digo
4 mais ou menos pq na verdade já conheço a distro faz mais de um ano,
5 convivendo com alguns servidores que rodam gentoo. Mas nunca tive
6 muito trabalho com eles, posto que são daquele tipo de máquina que
7 fazem o trabalho sem reclamar.
8
9 Mas agora instalei o gentoo também no meu desktop. Estou brincando
10 mais com ele e algumas dúvidas surgiram. Então vamos lá:
11
12 1) Quando vc da o comando emerge -s <programa>, recebe uma lista de
13 pacotes que satisfazem a busca. Também vem na resposta uma breve
14 descrição do pacote. Minha dúvida é a seguinte: existe uma descrição
15 mais detalhada do pacote, ou a única descrição que o gentoo provê é
16 essa breve descrição de uma linha?
17
18 2) Dado um arquivo, como descobrir de qual pacote ele faz parte? Por
19 exemplo, eu estava tentando instalar o lspci na minha máquina. emerge
20 -s lspci não retornou nada. E emerge -S lspci também não retornou
21 nada. Depois de muito tempo consegui descobrir que ele fazia parte do
22 pacote pcitutils. Mas eu gostaria de ter uma forma simples de saber
23 que pacote instalar para ter determinado programa.
24
25 3) Como instalar um pacote que está masked? Tentei instalar o kde
26 3.4, mas ele está masked, então o emerge se recusa a instala-lo na
27 minha máquina.
28
29 Por enquanto acho que é só isso ;)
30