From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Migrar ou não para a árvore estável...
Date: Wed, 13 Oct 2010 17:51:22
1 72010/10/13 João Carlos <jhonny.bittencourt@×××××.com>:
2 > Eu concordo que a árvore de teste não é tão ruim assim. Até por que conheço
3 > gente que usa sem problemas e inclusive eu aprendi a instalar o Gentoo
4 > usando os pacotes testing. Acontece que um outro problema aparece quando
5 > começam a aparecer muitas atualizações. Praticamente todos os dias saem
6 > muitas atualizações, e o processo de compilação gera um custo de uso do HD
7 > também. Fora que para um notebook não é legal ficar ligado muito tempo com o
8 > processador em 100% e as vezes eu preciso usar outras ferramentas enquanto
9 > ele está compilando. Geralmente atualizações no KDE, OpenOffice, Chromium e
10 > Firefox me tomam horas!
11 > Estou começando a mudar de ideia quanto à usar a keyword estável, mas para
12 > isso preciso encontrar uma forma de evitar gastar muito tempo compilando
13 > vários pacotes com atualizações diárias. Já fiz isso mascarando versões mais
14 > novas de alguns programas, mas com eles estão em testes, ou por qq outro
15 > motivio, as vezes acontece de serem retirados da árvore. ehehehe! Com o
16 > Chromium, por exemplo, isso com uma certa frequência.
17 > Com relação à CPU é provável que haja sujeira nas aletas de saída de ar e
18 > com esse vídeo ficou fácil limpar. Pelo tempo de uso, a pasta térmica deve
19 > estar ressecada também. Eu uso o gerenciamento dinâmico ondemand há algum
20 > tempo, e mesmo com o processador a 1Ghz, neste momento a temperatura está
21 > variando entre 58 e 60° numa sala com temperatura em torno de 22°. Quando eu
22 > compilo alguma coisa é certo que ele vai desligar, pois chega a bater 83°.
23 > Os travamentos geralmente são totais e eu tenho que desligar no botão. Em
24 > alguns casos posso culpar a temperatura, mas algumas vezes eu acabei de
25 > ligar o Note, abro o Writer, por exemplo, começo a editar um arquivo, e de
26 > repente ele trava. Ontem mesmo tive de religa-lo 3x até conseguir terminar
27 > de escrever uma frase em um documento de texto. Sei que tudo isso é
28 > relativo, mas achei a migração uma opção, visto que não há uma explicação
29 > para o que acontece.
30 > Como o Zhu falou que o ACCEPT_KEYWORDS é deprecated, o que usar no lugar?
31 > Colocar todos os pacotes no package.keywords parece coisa de doido!
32
33 Nem tem como. Eu tentei, melhor coisa que eu fiz foi mudar para o
34 testing e apagar tudo do package.keywords. Solução para diversas dores
35 de cabeça.
36
37 Voltando ao assunto, você já rodou o memtest86 nesse notebook? Pois se
38 o problema não é o processador esquentando (como você disse, estaria
39 frio ainda, pois recém ligado) talvez haja um problema na memória. É
40 algo a se pensar, pois freezes assim meio "randômicos" eu desconfio
41 sempre da memória.
42
43 Quanto a compilação. Cara, vou ser sincero, você está com a síndrome
44 da atualização constante do Gentoo. Eu sincronizo e atualizo o sistema
45 a cada 15 dias (as vezes 20, 25). Isso me toma geralmente uma noite
46 bem dormida (ok, com OO e Kdelibs, talvez duas) para compilar, mesmo
47 em um netbook, nunca deixo ele gastar bateria com isso, muito menos
48 processamento que eu preciso para trabalhar/navegar.
51 Daniel da Veiga