From: Magno Torres <magnotorres@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] kde 3.5.2
Date: Tue, 18 Apr 2006 22:11:16
1 Seja muito bem vindo a distro das distros! :)
2 É ótimo ter gente da Librix na lista
3
4 Veja a documentação em:
5 http://www.gentoo.org/doc/pt_br/
6
7 Do man emerge:
8 --pretend (-p)
9 Instead of actually performing the merge, simply display
10 what *would* have been installed if
11 --pretend weren't used. Using --pretend is strongly
12 recommended before installing an unfamiliar
13 package. In the printout,
14
15 N = new, (not yet installed)
16 S = new, slot installation (side-by-side versions)
17 U = updating, (changing versions)
18 D = downgrade, (Best version seems lower)
19 R = replacing, (Remerging same version))
20 F = fetch restricted, (Manual download)
21 f = fetch restricted, (Already downloaded)
22 B = blocked by an already installed package
23
24 Então a unica forma de instalar o pacote seria removendo o pacote que
25 causa o tal bloqueio
26 Geralmente quando isso acontece, a nova versão do pacote ja resolve o problema.
27 Tente fazer um emerge -av coldplug, se ainda der problema do blocked
28 ai vc segue os passos abaixo
31 Siga os seguintes passos:
32 Gere um pacote binario do coldplug, caso de algum problema, bastará
33 instalar ele com emerge -K coldplug:
34 # quickpkg coldplug
35 Remove o coldplug
36 # emerge -C coldplug
37
38 Eu costumo colocar a lista de pacotes os quais desejo sempre as
39 ultimas versões no packages.portage, ja que vc usa o kde, a minha
40 lista deve ser util pra vc:
41
42 magno@magno /home/magno $ cat /etc/portage/package.keywords|grep -v
43 ^#|grep [a-z]
44 magno@magno ~ $ cat /etc/portage/package.keywords|grep -v ^#|grep [a-z]
45 media-video/mplayer ~x86
46 net-www/mplayerplug-in ~x86
47 www-client/mozilla-launcher ~x86
48 www-client/mozilla-firefox ~x86
49 dev-libs/nss ~x86
50 app-cdr/k3b ~x86
51 media-libs/gst-plugins ~x86
52 media-libs/gstreamer ~x86
53 media-plugins/gst-plugins-alsa ~x86
54 media-plugins/gst-plugins-esd ~x86
55 media-plugins/gst-plugins-flac ~x86
56 media-plugins/gst-plugins-mad ~x86
57 media-plugins/gst-plugins-ogg ~x86
58 media-plugins/gst-plugins-oss ~x86
59 media-plugins/gst-plugins-vorbis ~x86
60 media-libs/gst-plugins-base ~x86
61 media-plugins/gst-plugins-xvideo ~x86
62 media-plugins/gst-plugins-x ~x86
63 media-libs/libmp4v2 ~x86
64 media-libs/faad2 ~x86
65 media-sound/amarok ~x86
66 net-p2p/bittorrent ~x86
67 net-im/skype ~x86
68 net-p2p/xmule ~x86
69 x11-base/x11-drm ~x86
70 app-office/koffice ~x86
71 app-office/openoffice ~x86
72 app-text/hunspell ~x86
73 media-video/spca5xx ~x86
74 dev-libs/pwlib ~x86
75 net-libs/openh323 ~x86
76 net-im/gnomemeeting ~x86
77 net-wireless/wpa_supplicant ~x86
78 net-wireless/madwifi-ng-tools ~x86
79 net-wireless/madwifi-ng ~x86
80 kde-base/kde ~x86
81 kde-base/kdeaddons ~x86
82 kde-base/kdelibs ~x86
83 kde-base/arts ~x86
84 kde-base/kdepim ~x86
85 kde-base/kdebase ~x86
86 kde-base/kdegames ~x86
87 kde-base/kdemultimedia ~x86
88 media-libs/akode ~x86
89 kde-base/kdenetwork ~x86
90 kde-base/kdeadmin ~x86
91 kde-base/kdewebdev ~x86
92 kde-base/kdegraphics ~x86
93 kde-base/kdeedu ~x86
94 kde-base/kdeutils ~x86
95 kde-base/kdetoys ~x86
96 kde-base/kdeartwork ~x86
97 kde-base/kde-i18n ~x86
98 kde-base/cervisia ~x86
99 kde-base/kompare ~x86
100 kde-base/kdeaccessibility ~x86
103 E não se esqueça das USE, seu usar seu micro como desktop, aconselho essas:
104
105 magno@magno ~ $ sed -n /USE/,/\"/p /etc/make.conf
106 USE="a52 aac accessibility asf bl bluetooth cddb cdparanoia css dga dv dvb dvd
107 dvdr dvdread edl fame gimpprint innodb insecure-drivers ipod javascript
108 jce live lzo mjpeg mmx mpeg4 mplayer musepack musicbrainz net network
109 nfsv4 nntp nsplugin ntfs ntlm rdesktop real reiserfs sndfile softmmu sse
110 sse2 tga theora unicode vcd vidix vim wifi win32codecs winbind xcomposite
111 xfs xinerama xscreensaver xvmc -mysql"
114 Depois, emerge kde, ja deve resolver todas as dependencias, se nao as
115 remover por algum block, remova o pacote causador do problema. Sempre
116 é bom fazer um emerge -uDa world depois de remover um pacote desses.
117
118 Eu particularmente não aconselho usuários iniciantes em gentoo usar
119 ACCEPT_KEYWORDS=~x86 no make.conf, pq pode ter problemas. Nem quem é
120 experiente não acho legal, mas ai é questão de gosto, como uso meu
121 desktop no trabalho, não posso me dar ao luxo de ficar com o sistema
122 fora do ar por que um pacote x que eu nem usava foi atualizado e
123 ferrou com tudo :)
126 []s Magno
127