From: "Pablo \\\"NatuNobilis\\\"" <natunobilis@××××××××.org>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Bridge Linux
Date: Wed, 28 Jun 2006 22:10:44
1 Eu lembro que fui eu que comecei a discussão, com um problema
2 semelhante, senão igual ao seu, Alexandre.
3
4 Aqui está o e-mail original, segundo o gmane
5 <http://news.gmane.org/gmane.linux.gentoo.user.brazilian>, que está meio
6 fora do ar agora.
7
8 ===============================
9 Date: 2006-01-10 21:23:34 GMT (24 weeks, 1 day and 3 minutes ago)
10
11 Amigos, estou com uma dúvida de configuração de rede no gentoo.
12
13 Problema: segundo computador acessar a internet através do primeiro, de
14 preferência sem fazer NAT.
15
16 Esquema:
17 Comp2 --- [eth1]Comp1[eth0] --- Internet
18
19 O comp2 tem IP 146.x.y.z, e o comp1 tem IP 146.a.b.c.
20 Eu gostaria que os dois computadores ficassem visíveis na rede (todas as
21 portas). Não há hubs ou switches disponíveis, por isso estou usando duas
22 placas de rede no comp1.
23
24 Como fazer isso? O "bridge" é o que eu procuro? Já olhei a documentação
25 e não pareceu ser o que eu estou procurando.
26
27 No momento estou resolvendo o problema com um NAT, deixando o comp2 com
28 um IP de classe D (192.168.1.2) e a eth1 do comp1 com 192.168.1.1. Mas
29 isso é uma gambiarra e eu não estou satisfeito.
30
31 Alguém tem alguma sugestão?
32
33 Abraços,
34 Pablo
35 ===============================
36
37 Na época eu solucionei assim, com a ajuda da lista:
38
39 Como o Comp2 tinha um IP só pra ele, eu criei um alias no Comp1 (chamado
40 eth0:1) com o IP que seria do Comp2.
41 Com o iptables, eu mandei tudo que chegava para essa interface virtual
42 ir direto para o Comp2.
43
44 Acho que dava pra fazer com uma bridge mesmo, mas na hora eu só consegui
45 assim e acabei não olhando mais.
46
47 Abraço,
48 Pablo