From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Problemas com o udev-197-r1
Date: Thu, 07 Mar 2013 20:11:46
1 Me desculpe, mas desde a outra versão estável está documentado a troca de
2 nome das placas de rede, pode ser desabilitada, também. Veio uma news sobre
3 isso, e portanto, não é culpa dos devs. Na época da troca até poderia ter
4 reclamado, afinal, a news veio depois da troca (23-01-2012) (e aí sim, foi
5 culpa dos caras), mas hoje não...
6
7 Para quem não leu:
8
9 Upgrading udev from 171 (or older) to 197 will require special attention:
10
11 - Remove udev-postmount from runlevels.
12
13 - The need of CONFIG_DEVTMPFS=y in the kernel; need to verify the fstype for
14 possible /dev line in /etc/fstab is devtmpfs (and not, for example, tmpfs)
15
16 - The case of predictable network interface names; if the file
17 /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules is being used for renaming
18 network interface names to already existing names, then you need to
19 read following bug[1] because it's no longer possible. This won't
20 be a problem with the new predictable network interface name scheme[2].
21
22 [1] http://bugs.gentoo.org/453494
23 [2] http://www.freedesktop.org/wiki/Software/systemd/
24 PredictableNetworkInterfaceNames
25
26 - Support for older kernels than 2.6.39 is dropped. If you need older kernel
27 we recommend you to look into sys-fs/eudev or use local overlay for
28 keeping
29 the old ebuild. Remember to also get the distfiles where the patchsets
30 are.
31 The upgrade into current stable version of gentoo-sources is recommended.
32
33 - The case of separate /usr; if it worked for you with 171 it will continue
34 to work for you with 197. We still recommend initramfs with separate /usr
35 mounting capabilities because you might need packages like sys-apps/kbd
36 (keymaps in /usr) or net-wireless/bluez (possible keyboard) in early boot.
37
38 And read every message printed by the emerge of udev and udev-init-scripts
39 to ensure the system is in order before booting as this news item might
40 not be complete.
41
42 Apologies if this news came too late for you.
48 2013/3/7 Raphael Bastos <tecnologia@×××××××××××××××××.br>
49
50 > Oi,
51 >
52 > Aconteceu o mesmo comigo Alexandre, escamei o povo nos canais #gentoo e
53 > #gentoo-releng e fui até expulso de lá. hahahaha
54 > Fiz o downgrade e resolveu o problema, só que algum FILHO DA PUTA botou a
55 > versão "estável" como masked.
56 >
57 > Na boa? to pensando em retirar o Gentoo de todos os servidores em produção
58 > depois dessa cagada, visto que sua grande maioria fica em clientes a mais
59 > de 1000km de distância física minha. Perdi uma tarde inteira tentando
60 > reativar um servidor que atualizei para o udev-197-r8 e parou de respeitar
61 > a ordem das placas de rede. FODA.
62 >
63 > Gostaria de aproveitar a oportunidade pra questionar a competência técnica
64 > dos responsáveis pelo ebuild do UDEV no Gentoo. Onde estão os testes e
65 > homologações? um simples teste em uma VM seria necessário para reprovar tal
66 > versão, visto que no release 197-r4 funcionava perfeitamente, e no 197-r8
67 > fica essa merda de bug.
68 >
69 > Att,
70 > Raphael Bastos aka chemonz
71 >
73 > Bastos Service Manutenção Industrial Ltda.
74 > http://www.bastosservice.com.br
75 > Linux Reg. User: 388431 // LPI ID: LPI000214711
76 > email:~> $ echo "vgepqnqikcBdcuvquugtxkeg0eqo0dt" | perl -pe \
77 > 's/(.)/chr(ord($1)-2)/ge'
78 > Projeto pessoal:~> http://wiki.hackstore.com.br
82 > Em 7 de março de 2013 08:50, Alexandre Riveira <