From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Filesystem
Date: Thu, 22 Oct 2009 02:05:43
1 2009/10/21 Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>:
2
3 > O Reiser não acabou, ele só tá preso =P
4 > Tambem achei uma pena...
5
6 Mas o reiserfs, o 3.6, não morreu. Apesar da namesys ter acabado
7 parece que tem um ex-funcionario que continua corrigindo os bugs do
8 driver e do pacote reiserfsprogs, que no caso era a mesma coisa que a
9 nemasys com o Hans Reiser e tudo fazia e é a mesma coisa que fazem
10 mantenedores de outros sistemas de arquivos, afinal não há muito o que
11 se mexer no código de um sistema de arquivos estável.
12
13 Já o desenvolvimento do reiser4 realmente parou, mas pelo que eu andei
14 lendo na net o reiser4 nunca entraria no kernel oficial do linux por
15 que ele não respeita a estrutura do vfs, o que alguém mais entendido
16 pode explicar melhor aqui pra nós.
17
18 E também eu andei fazendo uns testes com o reiser4 a um tempo como
19 sistema de arquivos raiz e me decepcionei. O desempenho geral do micro
20 ficou a mesma coisa que com o reiserfs (v3.6) porém sempre que
21 acontecia um desligamento incorreto e eu resolvia bootar em modo
22 "single" pra passar o fsck.reiser4 no / ele sempre me reclamava que
23 tinha erros que precisavam ser corrigidos. E frequentemente ele pedia
24 pra rodar com o --build-fs (equivalente ao --rebuild-tree da versão
25 3.6). Uma vez, depois de um reset forçado, eu resolvi passar o fsck e
26 ele pediu pra rodar com o --build-fs. Fiz, reiniciei o micro e o barra
27 nunca mais montou, ou seja, as correções do fsck quebraram minha
28 partição. Claro que eu to ligado que tanto o fsck do reiser 3.6 quanto
29 do 4 avisam quando rodam com esses parâmetros ninjas que é
30 recomendável fazer um backup porque não é garantido que tudo funcione
31 depois, mas nunca tinha acontecido uma quebra comigo usando o 3.6,
32 mas com o reiser4 aconteceu. Aí eu peguei meu backup do barra coloquei
33 numa partição reiserfs 3.6 de novo mesmo.
34
35 E tem oura coisa, um efeéssececazinho de nada no meu barra, que tinha
36 no máximo 10GB, levava uns 20 minutos, e quando ele pedia um
37 --build-fs era no mínimo meia hora. Isso tudo pra quebrar depois, haja
38 saco. Aí deixei de lado e fiquei esperando ele ficar mais maduro.
39
40 > moral da história: "Se vc desenvolver um dos
41 > melhores filesystems, que muita gente goste e use, não mate sua
42 > mulher, ou, se não tiver jeito, faça direito e não seja descoberto!"
43 > hehehe
44
45 ¬¬
46