From: Bruno Laturner <renrutal@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] KDE 4
Date: Mon, 21 Jan 2008 13:26:28
1 2008/1/20 Fernando Boaglio <boaglio@×××××.com>:
2 > Fiz uns testes esse final de semana...
3 >
4 > Instalou tudo ok, felizmente ele preservou a instalação antiga do 3.5.8 .
5 >
6 > Passei por uns erros bizzaros, como por exemplo ao teclar a tecla para cima
7 > o KDE4 chamava o Ksnapshot (???), não ter coisas básicas como o Kedit e ter
8 > que chamar de fora (do /usr/kde/3.5/bin/ ), ficou com os ícones bem
9 > bagunçados, nem restartando a sessão resolvia.
10 >
11 > Muito trabalho, a coisa ainda tá meio buguenta, voltei para o KDE3 correndo
12 > ! :P
15 Tem o kwrite se quiser um editor.
16
17 A minha experiência começou um pouco mal, o KDE todo estava com fontes
18 horríveis, sem anti-alias. Depois fui descobrir que ele não estava
19 usando fontes Freetype, mudei todas as fontes sans serif para
20 Bitstream Vera Sans, salvei e reiniciei a sessão. Ficou lindo depois.
21 Fiz o mesmo com o Firefox e com o Konqueror, acho que nem no 3.5.8 eu
22 não tinha feito isso. Melhorou 100% a minha experiência na navegação.
23
24 Fora isso ele ainda está muito bugado (queria o quê de um pacote hard
25 masked?). Não são muito aplicativos que você consegue escapar sem uma
26 falha na execução. O esquema de cores não está sendo aplicado no
27 Konversation, ele tá com um preto em azul escuro nas listas de nick
28 que fazem doer os olhos.
29
30 Mesmo assim ele é um dos desktops mais lindos que já vi, os melhores
31 wallpapers que já encontrei em qualquer ambiente desktop em qualquer
32 SO, além dos ícones e temas do projeto Oxygen, trabalho de mestre
33 (coisa que só achei bom mesmo depois da correção das fontes).
34
35 Ark não extrai, QComicBook(não é parte do KDE) não abre arquivos
36 compactados; tive que dar um unzip manualmente no pacote de imagens
37 que queria para poder vê-lo.
38
39 A única parte que parece que está estável são os jogos, que estão
40 prontos há muitos meses, aliás, um dos motivos para lançar o KDE 4.0
41 tão cedo(?) foi para estrear eles.
42
43 Não consigo fazer os efeitos do desktop funcionarem no notebook, o
44 chip de vídeo dele é o GMA 950. Aliás, só funciona em aplicativos
45 QT4(que eu testei), Plasmoids e apps GTK (Firefox) não atualizam suas
46 telas.
47
48 Outra: Achei que tinha perdido as configurações do Amarok, re-avaliar
49 quase 900 músicas seria o cúmulo. Depois fui ver que foi criado um
50 .kde4.0, com o symlink .kde apontando para ele, e deixaram um .kde3.5
51 em separado. Copiei as configurações de .kde3.5/share/apps/esqueci o
52 resto do caminho/amarok para .kde4.0/share/blah blah/amarok. Ufa!
53
54 Não vi o resto das aplicações, mas continuarei usando. O 4.0.1 agora
55 no final de Janeiro deve estar uma beleza.
56 --
57 gentoo-user-br@l.g.o mailing list