From: Renata Rocha <natzilla@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] LinuxMall
Date: Fri, 04 Aug 2006 12:52:06
1 On 8/3/06, Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com> wrote:
2
3 > Um recado, para todos que não acham o Logo "G" do Gentoo bom o suficiente:
4 >
5 > O projeto é bem aberto, incluindo fanart e várias edits do logo no
6 > site oficial. Se vocês acham ruim, façam melhor que o programador
7 > cheio de cafeína com o Gimp e intenção de designer, ou achem alguém
8 > que o faça (afinal, o Gentoo é mantido por voluntários) e doem para a
9 > fundação o seu logo poderoso. Quem sabe eles não tornam ele o oficial
10 > se for bom mesmo.
11 >
12 > Nunca critique algo que você use e/ou dependa se não tiver feito algo
13 > tão bom quanto ou melhor.
14
15 Não procede. Nenhum de nós é designer, que eu saiba. Precisaríamos de
16 um designer para refazer o logo. E achei a fanart bem fraquinha, com
17 exceção dessa aqui
18 http://www.gentoo.org/images/backgrounds/gentoo-box-1024x768.png
19
20 Mas, repito: somos todos desenvolvedores, administradores de sistemas,
21 não somos designers. O erro reside em tentar fazer o trabalho de
22 outro. Um designer pode dizer que um programa está cheio de bugs. Mas
23 seria irresponsável colocá-lo para consertá-los.
24
25 O problema do design é que todo mundo acha que com um programa de
26 edição de imagem na mão, pode fazer design. Eu cheguei a estudar
27 design por uns tempos, mas não me formei, e posso dizer com segurança
28 duas coisas:
29 - eu não sou designer
30 - fazer design é muito mais complexo do que editar uma imagem. O
31 problema da profissão são os "sobrinhos", as pessoas que desvirtuam o
32 trabalho dos profissionais sérios fazendo coisas meia-boca sem nenhum
33 planejamento e se auto-denominam designers.
34
35 Eu só acho que a fundação Gentoo poderia contratar um bom designer
36 para refazer o logo. É bem provável que, por se tratar de um projeto
37 open source, conseguisse até um bom designer de graça. Nunca se sabe.
38 Identidade visual não é pra ser tratada com descaso - seu projeto vai
39 ser julgado por muita gente pela identidade visual, pode apostar
40 nisso.
41
42 Mas essa é minha opinião. Você tem todo o direito de discordar dela.
45 Renata Rocha
46 http://renata.org
47 7409917@ICQ | saavik@××××××.org
48 renata@××××××××××××.net