From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Update no Python
Date: Wed, 29 Oct 2008 23:29:45
1 2008/10/29 Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>:
2 > Bom eu atualizei meu Python do 2.4.x para o 2.5.x
3 >
4 > Tudo bem, rodei o python-updater.
5 >
6 > Mas ainda tenho o python 2.4.x no meu pc, posso removê-lo com um emerge --unmerge python e escolher a versão.
7
8 Talvez, pode ser que algum pacote dependa explicitamente do
9 python-2.4, aí remove-lo iria quebrar tal pacote.
10
11 É melhor rodar um emerge --depclean, se o python-2.4 não for mais
12 necessário ele deve estar na lista dos que serão removidos.
13
14 Caso você não esteja com o sistema atualizado e o emerge não deixe
15 você rodar um depclean talvez um "emerge --prune python:2.4" faça o
16 trabalho de verificar se ninguém mais depende do python-2.4 e
17 remove-lo. Testa aí.
18
19 > Ou deveria ter instalado o python 2.5.x com um emerge -auv que ele ja iria tirar o python 2.4.x
20
21 Não faz diferença se você atualizou o python explicitamente ou se ele
22 foi atualizado junto com uma leva de pacotes, o comportamento do
23 emerge é o mesmo.
24
25 > A mesma curiosidade tenho para o kernel, cada ver que atualizo fico com o anterior no pc, ja devo ter uns 3 kernel, mas só uso o ultimo, posso dar um emerge --unmerge nesses outros kernel que ficaram?
26
27 Dá uma olhada na segunda parte do handbook.
28
29 O link abaixo é exatamente para o subcapítulo do capítulo da parte 2
30 que responde teu questionamento.
31 Aqui: http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2&chap=1#doc_chap4
32
33 Quanto ao kernel especificamente dê uma lida também no guia de
34 atualização do kernel.
35 Aqui ele: http://www.gentoo.org/doc/en/kernel-upgrade.xml
36
37 []s