From: Bruno Linhares <oandarilho01@×××××××××.br>
To: Lista GentooBR <gentoo-user-br@l.g.o>
Subject: [gentoo-user-br] Artigo sobre desempenho do Portage
Date: Wed, 14 Oct 2009 16:48:14
1 Saudações!
2
3 Para aqueles que não adquiriram o hábito de acompanhar periodicamente o site oficial de nossa amada meta-distro, www.gentoo.org, segue link de um artigo recente do flameeyes, um dos mais ativos desenvolvedores do Gentoo, responsável pelo PAM, entre outros pacotes:
4
5 http://blog.flameeyes.eu/2009/10/12/and-finally-the-portage-tree-overhead-data
6
7 O trecho mais interessante desta postagem informa que devido ao tamanho reduzido dos _muito_ numerosos arquivos da árvore do Portage, os sistemas de arquivos mais populares (o reiserfs, certamente) em sua utilização default de blocksize = 4K acabam por ficarem sobrecarregados e apresentarem um desempenho pouco satisfatório (é.. aquela lerdeza na hora de um emerge -s , por exemplo).
10 Com um
11
12 # debugreiserfs /dev/PARTICAO
13
14 Podemos ver o blocksize configurado.
15
16 O flameeyes indica, através dos gráficos resultantes dos seus testes, que existe a possibilidade de uma melhora significativa no desempenho do Portage se for utilizado um sistema de arquivos com blocksize=1k. Na ordem de uns 70% até! Oo
17 Ele aponta também que em sistemas com blocksize=512b o desempenho seria ainda melhor, MAS.... o risco de estourar os inodos é grande..
20 Eu ainda não consegui testar, infelizmente, mas pretendo testar em breve. Vou experimentar colocar um HD IDE (é, vamos colocar à prova mesmo.. hehe) formatado com reiserfs e bs=1k no meu desktop e mover o /usr/portage pra lá. Retorno com dados de benchmark depois.
25 Enfim, eu visito diariamente o sítio do Gentoo, e sempre dou uma atenção às postagens do flameeyes (Diego Petènno) pois ele está sempre abordando questões importantes acerca do funcionamento da distro, e como melhorá-la.
26
27 Vale a pena para quem pensa ou ouve críticas de que o gentoo é um SO agonizante.
31 Paz e Bem a todos.
32 Bruno Linhares - O Andarilho
37 Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
38 http://br.maisbuscados.yahoo.com